metropoles.com

Senado discute PEC que limita decisões individuais da Justiça

A iniciativa restringe as possibilidades de pedidos de vista e decisões cautelares monocráticas de todo o poder Judiciário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
1 de 1 - Foto: iStock

Com a volta do recesso parlamentar, o Senado Federal pretende discutir, nesta terça-feira (06/08/2019), a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que restringe as possibilidade dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de outros tribunais de tomarem decisões de forma individual.

O texto é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e tem como relator o senador Esperidião Amin (PP-SC). Um dos objetivos dos senadores é limitar o poder do Supremo de suspender a tramitação de proposições legislativas.

A iniciativa também limita pedidos de vista e decisões cautelares monocráticas de todo o poder Judiciário. Porém, de acordo com o texto, durante o recesso judiciário ou em casos de urgência ou perigo irreparável, o presidente do tribunal deverá convocar os membros da corte para decidir sobre pedidos de cautelares.

Agenda cheia 

Além da PEC que limita os poderes da Justiça, a proposta de emenda que proíbe a tributação de remédios também deve ser debatida na ordem do dia. O texto é de autoria do senador Reguffe (sem partido-DF), e já foi passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Caso aprovado, o documento seguirá para a Câmara dos Deputados.

O senador propôs a alteração do artigo 150 da Constituição Federal anulando a tributação para todos os medicamentos destinados para o uso humano. Porém, a relatora Simone Tebet (MDB-MS) limitou o projeto, via emenda,  aplicando a imunidade somente aos impostos, e não aos tributos gerais. A intenção é diminuir o valor final dos remédios deixando-os mais acessíveis aos brasileiros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?