Glenn Greenwald entrará na Associação Brasileira de Imprensa
Convite partiu da entidade e oficialização depende da agenda do jornalista norte-americano, diz entidade que congrega os jornalistas do país
atualizado
Compartilhar notícia
O norte-americano Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, e que se radicou no Rio de Janeiro em 2005, aceitou convite da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para se filiar à entidade. O jornalista foi o responsável pela divulgação de mensagens atribuídas ao ex-juiz e agora ministro da Justiça, Sergio Moro, e a procuradores da Operação Lava Jato.
O anúncio foi feito na segunda-feira (15/07/2019), no Rio de Janeiro, na cerimônia de posse da nova diretoria, pelo novo presidente da ABI, Paulo Jerônimo Sousa. De acordo com a associação, o ato de filiação dependerá apenas da agenda de Glenn.
A ABI já havia divulgado participação na defesa jurídica do jornalista, alvo de ataques após as publicações sobre Moro e a Lava Jato. A entidade também se manifestou em apoio a Glenn depois de o jornalista e advogado ser intimidado por manifestantes em evento paralelo à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).