metropoles.com

Expo Liber trouxe debates sobre direito, literatura e jornalismo à UnB

Os pontos de convergência entre jornalismo, direito e literatura pautaram a primeira edição da Expo Liber, evento organizado pelo Projeto de Extensão Habeas Liber, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). A programação teve início às 9h deste sábado (05/10/2019) e contou com debates sobre temas como corrupção, justiça e cidadania, literatura e jornalismo. […]

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felcciano/Metrópoles
DEBATE-41
1 de 1 DEBATE-41 - Foto: Rafaela Felcciano/Metrópoles

Os pontos de convergência entre jornalismo, direito e literatura pautaram a primeira edição da Expo Liber, evento organizado pelo Projeto de Extensão Habeas Liber, da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). A programação teve início às 9h deste sábado (05/10/2019) e contou com debates sobre temas como corrupção, justiça e cidadania, literatura e jornalismo.

O objetivo, segundo o juiz de 10ª Vara Federal em Brasília Vallisney de Souza Oliveira, um dos organizadores, é integrar os campos do direito às demais áreas de conhecimento em comemoração aos 31 anos da promulgação da Constituição Federal. “É o primeiro de muitos eventos como este. Queremos falar sem tecnicismo, aproximar o direito do mundo”, explicou.

Rafaela Felcciano/Metrópoles
Marcos Linhares na Expo Liber, realizada na faculdade de direito da UNB

Entre os palestrantes estiveram: Ryan Maia, jovem escritor brasileiro; o ex-procurador federal Judivan Vieira; o magistrado Márcio Barbosa Maia, da Justiça Federal do DF; e Marcos Mairton, magistrado em Fortaleza (CE) e juiz instrutor no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Magistrado, poeta, cearense e cordelista, Marcos Mairton acredita que jornalismo, direito e literatura se encontram em vários pontos. “São três visões da mesma sociedade. O direito atua regulando, a literatura retrata a sociedade de maneira mais lúdica, e o jornalismo narra os fatos. Os três, cumprindo o seu papel, contribuem para o funcionamento da coletividade.”

O juiz poeta é autor dos cordéis Uma Aventura na Amazônia, Cem Dúvidas de Português em Cordel, Zé Luando: o Homem que Virou Mulher, além de uma adaptação do conto A Cartomante, de Machado de Assis.

Além disso, o jornalista, escritor, presidente do Sindicato dos Escritores do DF e coordenador-geral da 32ª Feira do Livro, Marcos Linhares, falou sobre o seu livro “Não Existe Crime perfeito”, que narra alguns crimes famosos ocorridos no Distrito Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?