metropoles.com

Em 1ª votação, Assembleia do MS aprova reforma previdenciária

Matéria agora segue para uma comissão especial antes de ser votada em fase terminativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Luciana Nassar/ Assembleia do Mato Grosso do Sul
1 de 1 Foto: Luciana Nassar/ Assembleia do Mato Grosso do Sul - Foto: null

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul (AL-MS) aprovou, nesta terça-feira (10/12/2019), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a reforma da Previdência no estado. Agora, a matéria segue para uma comissão especial e, depois, para análise em votação terminativa em plenário.

No total, o texto contou com os votos de 19 dos 24 deputados estaduais. O presidente e dois parlamentares não votaram e os dois únicos votos contrários foram dos petistas Cabo Almi e Pedro Kemp.

Na prática, o projeto estabelece que serão estendidas aos servidores estaduais a maioria das regras aprovadas no âmbito nacional com a Emenda Constitucional 103/19, que estabeleceu a reforma previdenciária.

Situação da Previdência
Segundo o projeto original, assinado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o intuito é “conferir aos servidores públicos, detentores de cargo efetivo do Estado de Mato Grosso do Sul, o mesmo tratamento que foi atribuído aos da União, quanto às regras de concessão de aposentadoria e de pensão por morte”.

Azambuja argumenta que a reforma é “imprescindível” para a sustentabilidade do sistema previdenciário estadual e que as mudanças propostas podem “evitar custos excessivos para as futuras gerações e o comprometimento do pagamento dos benefícios de seus aposentados e pensionistas”.

Segundo os dados oficiais do governo estadual, o déficit previdenciário no Mato Grosso do Sul cresceu, em média, 23,5% entre 2012 e 2017. Em 2019, a previsão é de que o Tesouro tenha que desembolsar R$ 222 milhões para cobrir o rombo – a expectativa é de que, em 2029, esse aporte supere os R$ 700 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?