metropoles.com

Deputado pedirá à PGR que apure racismo de Bolsonaro contra Nordeste

Para o parlamentar, o presidente desrespeitou a democracia e cometeu crime de ameaça. O pesselista chamou governadores de “paraíbas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Deputado Márcio Jerry
1 de 1 Deputado Márcio Jerry - Foto: Reprodução/Facebook

O vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA) pedirá à Procuradoria-Geral da República (PGR) que apure os supostos crimes de ameaça na fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) quando disse que “dos governadores de Paraíba, o pior é esse do Maranhão”.

A frase, divulgada nesta sexta-feira (19/07/2019), causou reações de políticos e artistas. Agora, Márcio Jerry quer que o presidente seja punido. “Representarei à PGR para apurar cometimento de crime comum, neste caso crimes de ameaça, contra a honra e racismo. Irei analisar também a existência de crime de responsabilidade”, afirma.

Para o parlamentar, o presidente desrespeitou a democracia. “Jair Bolsonaro parte para agressões e ameaças aos governadores do Maranhão, Flávio Dino, e da Paraíba, João Azevêdo. Agride dois estados, revela uma vez mais sua arrogância”, conclui.

Bolsonaro disse a frase antes de iniciar uma coletiva de imprensa que reunia jornalistas de 12 veículos internacionais. Ele deu um comando ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, sem perceber que o áudio estava disponível aos veículos.

Repercussão
O governador Flávio Dino, alvo do ataque do presidente, disse nesta sexta-feira que também estuda recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) para denunciar o pesselista por racismo.

Em nota coletiva, governadores do Nordeste repudiaram a postura do pesselista. “Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz o comunicado.

A bancada Maranhense na Câmara considerou a fala como “inaceitável”. “Na democracia, não é aceitável que um Presidente da República determine a um Ministro de Estado perseguição a um ente federado e, por consequência ao seu povo, por questões políticas”, destaca, em carta aberta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?