metropoles.com

Cineastas demonstram apreensão com mudanças do governo na Ancine

Bolsonaro mudou direção da Agência Nacional do Cinema do Rio de Janeiro para Brasília e trocou Conselho Superior de Cinema de ministério

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), /00/2017 – – Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Um dia após o governo Bolsonaro anunciar mudanças na Ancine (Agência Nacional do Cinema) e no Conselho Superior de Cinema, responsável pela política audiovisual, cineastas demonstram apreensão quanto ao futuro próximo do setor.

Produtores e diretores procurados pela reportagem preferiram não se identificar, mas se mostraram preocupados com as medidas. Quem tem projeto com financiamento público, por exemplo, teme perseguição.

Mudanças

Na quinta (18/07/2019), Bolsonaro alegou “ativismo” na produção audiovisual e citou como exemplo o filme Bruna Surfistinha (2011). “Eu não posso admitir que com o dinheiro público se faça um filme como Bruna Surfistinha. Não temos problema com essa opção ou aquela. O ativismo que não podemos permitir, em respeito com as famílias”, disse.

Corroteirista do filme, Antônia Pellegrino rebateu as críticas. “O que você não deveria admitir é 13 milhões de desempregados, universidades sucateadas e ter laranjas na sua família. Cegueira e ignorância levam à censura. Melhore”, escreveu, no Twitter.

Osmar Terra, ministro da Cidadania, anunciou ontem mudança da direção da Ancine para Brasília. Funcionários seguirão trabalhando no Rio de Janeiro. Já o Conselho Superior de Cinema saiu da Cidadania para ser abrigado na Casa Civil. O governo objetiva aumentar a influência do Palácio do Planalto sobre o órgão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?