Plantas em casa melhoram o humor e a saúde. Sabe usá-las na decoração?
Da sensação de bem estar a melhor qualidade do ar e da saúde dos moradores, as plantas são tendência na decoração e na vida
atualizado
Compartilhar notícia
Outro dia alguém me perguntou qual era a tendência do momento na decoração. Tenho duas formas de fazer essa análise. As tendências que nos são oferecidas pelas grandes feiras, pelo mercado e pela mídia que cobre a área, e as tendências espontâneas, que revelam necessidades daquele momento do mundo.
São essas tendências “populares” que regem meu trabalho, porque elas revelam o que nosso momento de vida pede. Na minha infância não existia uma única planta viva dentro da minha casa. Quando a gente queria curtir a natureza, relaxar, ia passear. Aliás, passear era regra no tempo livre que tínhamos.
Hoje, as pessoas estão mais recolhidas ao lar. Aquele espaço que representa seu pedaço no mundo. Lá elas têm acesso a milhares de filmes, séries e, pela tela do computador, interagem com quem quiser, se reúnem com amigos, se divertem. Hoje, relaxar é curtir o lar. Esse recolhimento criou novas demandas ligadas à necessidade de se sentir bem. Casas mais claras, mais coloridas, mais leves. E mais verdes do que nunca.
As plantas são, hoje, na minha opinião, a maior tendência espontânea do design de interiores.
Porque elas trazem o clima do “ar livre” para dentro de nossas casas e vidas, e criam um alívio, um respiro. O convite pra ficar em casa sem o sentimento de opressão comum à vida em uma caixa de concreto.
E esse bem-estar não está apenas ligado ao alívio visual. Na Universidade de Sidney, na Austrália, o pesquisador Dr. Fraser Torpy conduziu um estudo sobre o potencial das plantas em melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. As plantas não apenas diminuem os níveis de concentração de gás carbônico, como filtram do ar elementos químicos nocivos à saúde. Em um dos estudos conduzidos por ele, escritórios de trabalho com plantas na ambientação do espaço tiveram os níveis de CO2 reduzidos em 25% em ambientes com ventilação normal, e 10% em escritórios com ar condicionado.
“Uma planta de tamanho médio (qualquer coisa acima de cerca de 20 cm) em uma sala vai fazer realmente grandes reduções de CO2 e produtos químicos específicos”
Dr. Fraser Torpy
As vantagens não acabam por aí. Concluíram ainda que plantas em ambientes internos podem até mesmo melhorar o humor e a saúde das pessoas. Em outro estudo conduzido por Torpy, em três meses de experiências em um escritório, participantes relataram redução nos níveis de estresse e sentimentos de negatividade em até 40%. Até mesmo a quantidade de atestados médicos entre os trabalhadores teve uma brusca redução.
Só tem vantagem. E ainda melhora mais quando você junta a ideia de trazer o verde para dentro de casa, com a ideia de decorar e embelezar o ambiente: aí o céu é o limite. De violetas a figueiras, vale tudo. Quanto mais exuberante a planta, mais despojado e convidativo o ambiente:
(Vale lembrar: não sabe cuidar de plantas? Suas desculpas acabaram nesse post)