metropoles.com

Duelo do século: chão de madeira versus porcelanato. Qual o seu time?

Aprenda a decorar o ambiente e limpar o espaço que tem esses revestimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
07-uma-nova-entrada-para-mudar-a-cara-do-apartamento1
1 de 1 07-uma-nova-entrada-para-mudar-a-cara-do-apartamento1 - Foto: Divulgação

Existem dois tipos de pessoas no mundo: umas preferem a beleza do chão de madeira e outras não trocam a praticidade do porcelanato por nada. Me encaixo no primeiro grupo. Poucas coisas me causam tanto prazer estético quanto aquele chão de tacos de madeira.

Eles podem vir em alguma paginação inesperada, brilhando em diferentes gradações de tons castanhos ou em uma sala imensa de algum apartamento. Me remete à minha infância na Asa Norte e, além do fator nostalgia, existe todo um sentimento de conforto, calor e aconchego que só a madeira é capaz de criar.

O porcelanato, por sua vez, carrega características que tornam a disputa acirrada. É um piso frio e, por isso, pede muito mais cuidado e empenho na decoração do espaço para torná-lo aconchegante. Mas sua alta resistência, praticidade, preço, facilidade na limpeza e manutenção o tornam quase irresistível.

Quase. A madeira, na versão piso maciço (tábuas, parquet, tacos, palitos), pede manutenção caprichosa. Especialmente em cidades que apresentam grandes variações de umidade ao longo ao ano, como Brasília.

Para quem quer o efeito da madeira e não pretende investir tão alto no material maciço (R$150 m² em média), pode optar pelos pisos laminados, nas mais diversas cores e ranhuras, feitos em MDF. O preço é muito inferior (média de R$ 90 m² com material e instalação), a durabilidade é boa, mas o material não pode ver água. Estrago certo.

Existem também outros revestimentos que imitam a madeira e garantem, ao menos esteticamente, o conforto esperado. Os pisos de PVC e os porcelanatos amadeirados são excelentes opções. Busque opções que se assemelham às cores naturais de madeiras como cumaru, ipê e peroba.

Se o porcelanato é seu queridinho, abuse dos tapetes, móveis de madeira, texturas e cores, a fim de quebrar a frieza visual. Em ambientes molhados, como banheiros e cozinha, fuja dos acabamentos brilhantes e polidos por uma questão de segurança. E prefira sempre as peças retificadas, que garantem um acabamento mais fino e elegante.

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?