metropoles.com

Asteroide de 60 metros pode atingir a Terra em 2032. Entenda

Asteroide tem tamanho compatível à metade da largura de um campo de futebol. A probabilidade de impacto ainda é considerada “muito baixa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de Asteroide - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Asteroide - Metrópoles - Foto: Getty Images

O asteroide 2024 YR4, identificado recentemente, tem 1,2% de chance de colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032, segundo estimativa do Centro de Estudos NEO (CNEOS) da Nasa. Apesar da baixa probabilidade de colisão, cientistas ressaltam que ainda há muitas incertezas sobre a órbita do objeto.

Estima-se que o asteroide tenha cerca de 60 metros de diâmetro, tamanho equivalente à metade de um campo de futebol. Ele foi identificado pelo projeto Atlas, financiado pela Nasa, e encontra-se a 43,4 milhões de quilômetros da Terra.

O engenheiro David Rankin, do programa de monitoramento espacial Catalina Sky Survey, da Nasa, aponta que as chances de colisão aumentaram ligeiramente para 1 em 83 (1,2%) desde a descoberta do asteroide.

Apesar da probabilidade ser baixa, Rankin ressalta que ainda há muita incerteza sobre a órbita do 2024 YR4. O objeto passará a cerca de 106 mil quilômetros da Terra em 2032, mas essa estimativa pode mudar conforme mais dados forem coletados.

“Essa é uma das maiores probabilidades de impacto de um asteroide de tamanho significativo já registrada”, escreveu Rankin no BlueSky.

Quais danos o asteroide poderia causar?

Caso o 2024 YR4 atinja a Terra, o impacto poderia resultar em uma explosão atmosférica, semelhante ao evento de Tunguska de 1908. O episódio devastou uma vasta área na Sibéria, embora sem grandes consequências para a população.

O impacto também poderia resultar na formação de uma cratera, dependendo da composição do asteroide. “Se o asteroide for rochoso, ele pode provocar uma explosão no ar. Se for de ferro, poderá atravessar a atmosfera e causar uma cratera”, explica Rankin.

Local do impacto

Apesar das incertezas, o asteroide foi colocado no topo da Lista de Risco de Impacto de NEO da Agência Espacial Europeia e da Tabela de Risco Sentry da Nasa. Embora a localização do possível impacto ainda não tenha sido definida, acredita-se que o “corredor de risco” se estenda da América do Sul até a África Subsaariana.

Rankin ressalta que as previsões podem mudar à medida que mais observações sejam feitas. “A órbita ainda é muito incerta para saber com certeza se ele vai atingir a Terra. O mais provável é que passe perto”, acredita.

Uma estimativa mais precisa deve ser feita em 2028, quando os astrônomos terão maiores chances de determinar a composição e trajetória do 2024 YR4 com mais precisão.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?