Weintraub mostra reportagens já desmentidas sobre drogas. Veja
Para provar fala sobre existência de plantações de maconha em universidades, ministro usou acusações já descartadas
atualizado
Compartilhar notícia
Convocado para esclarecer acusações sobre plantações de maconha e laboratórios de drogas sintéticas em universidades federais em audiência na Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (11/12/2019), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu que achou na internet as “provas” que levou para a Comissão de Educação. “Fiz um trabalho rápido, à noite. É fácil fazer esse trabalho”, disse, enquanto mostrava vídeos tirados do YouTube.
O material traz reportagens de emissoras como Globo e Record, além de registros de reportagens em sites. As matérias mostram casos já conhecidos, como uma operação policial de 2017 em uma área vizinha à Universidade de Brasília onde foram encontrados pés de maconha.
A instituição inclusive já repudiou a referência do ministro ao episódio, informando que as plantas não estavam em área da universidade e que os alunos acusados foram absolvidos na Justiça.
A exibição dos vídeos por Weintraub levou a um intenso bate-boca na audiência, com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ) inclusive deixando o plenário em protesto.
O Metrópoles isolou o trecho em que o ministro mostra as reportagens. Veja: