metropoles.com

Podemos quer fim de “tarifaço” da Aneel e convocação de ministro

Líder do partido considera a consulta pública da Aneel o início de uma super tributação na produção de energia renovável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Câmara dos Deputados/ reprodução
josé-nelto-podemos
1 de 1 josé-nelto-podemos - Foto: Câmara dos Deputados/ reprodução

O líder do Podemos na Câmara, deputado federal José Nelto (GO), chamou de “absurdo” o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de tarifar a produção de energia solar no país. Nesta terça-feira (22/10/2019), ele anunciou que irá pedir a convocação do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e apresentará um pedido para realização de audiência pública com a presença do Diretor-Geral da ANEEL.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública para rever as regras que tratam da chamada geração distribuída. As sugestões serão recebidas pela agência até o dia 30 de novembro.

Uma resolução de 2012 da Aneel autoriza o consumidor a realizar microgeração de energia para consumo ou para injetar de volta na rede de distribuição. Esse excedente fica como crédito e pode ser usado para o abatimento de uma ou mais contas de luz do mesmo titular. Essa energia, em geral, é de matriz solar.

A resolução também estabelece subsídios para incentivar a microgeração, como, por exemplo, a isenção do pagamento de tarifas pelo uso da rede elétrica. Com a consulta pública recém-anunciada, a Aneel pretende reduzir gradualmente esses subsídios.

O parlamentar cobrou das autoridades da agência a desistência do que chamou de “tarifaço” sobre a energia solar.

“É inadmissível o que está acontecendo. O governo estimulou que as famílias fizessem investimentos nessa área. Agora, a Aneel vem e muda as regras do jogo. Nós não vamos aceitar. Chega de meter a mão no bolso do consumidor”, disparou Nelto.

Para Nelto, a medida vai reduzir o interesse pela produção residencial de energia limpa, além de comprometer o retorno dos investimentos já realizados. Para o parlamentar, há benefícios ao meio ambiente e à geração de empregos proporcionada pelo setor com a atual modalidade.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a área de energia solar alcançou a marca de 3,4 milhões de empregos no mundo, em 2018. China, Brasil, Estados Unidos, Índia, Alemanha e Japão são os maiores empregadores do mercado de energia renovável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?