metropoles.com

PEC que prevê autonomia da PF será discutida por líderes da Câmara

O texto já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e a expectativa é que seja votado nas primeiras semanas de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na chefia da Polícia Federal no Rio de Janeiro, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 412/2009) que prevê maior autonomia a Polícia Federal (PF) vai ser discutida, nesta terça-feira (20/08/2019), durante a reunião de líderes da Câmara dos Deputados. O texto já está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e a expectativa é que seja votado nas primeiras semanas de setembro.

A pauta encaminhada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e apresentada em 2009 ao Congresso Nacional não havia avançado no legislativo. Porém, em fevereiro, o então relator do projeto, João Campos (PRB-GO), pediu o desarquivamento da proposta.

Caso seja aprovada, a PEC aumenta a autonomia legal do órgão, atualmente subordinado ao Ministério da Justiça. De acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal no Estado de São Paulo (SINDPF-SP), a maior liberdade a PF vem em um momento “oportuno”, devido à “ameaça de interferências externas”, se referindo à suposta interferência de Bolsonaro.

“É imprescindível que a PF tenha autonomia constitucional e legal para evitar que situações como as que ocorreram na semana passada, quando presidente da República afirmou que exoneraria o superintendente do Rio Janeiro, Ricardo Saadi, e depois disse que quem mandava na instituição era ele”, comentou a presidente do SINDP-SP e diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) em São Paulo, Tania Prado.

“As entidades defendem que a instituição permaneça independente para gerenciar o seu funcionamento e para ficar livre de ações que possam atrapalhar investigações importantes como a Lava Jato, a maior ofensiva contra a corrupção já feita neste país”, completou a entidade, em nota.

O atual relator do texto e presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), será substituído esta semana. “Vou pedir para o (novo) relator agilizar o relatório o mais rápido possível. Quando ele apresentar o voto, eu pauto para ver se a comissão decide pela constitucionalidade ou não do projeto”, afirmou.

Nesta segunda-feira (19/08/2019) Francischini confessou que muitos policiais o procuraram em pressão pela aprovação da PEC. Ainda, ele disse que, apesar do pedido dos colegas parlamentares, ele prefere não exercer o cargo de relator. “Se eu relatar, eu não posso presidir durante a votação do projeto. E eu prefiro colocar um deputado que se dedique a esse tema, para que eu posso presidir, e a gente possa construir algum consenso”, disse.

Planalto x PF
Na última quinta-feira (15/08/2019), Bolsonaro disse que vai  trocar o superintendente da Polícia Federal no Rio, delegado Ricardo Saadi, por uma “questão de produtividade” e um “sentimento” para evitar problemas. Ainda, ele adiantou que as interferências não se resumirão à Polícia Federal.

A afirmativa foi duramente criticada por entidades policiais que são contrárias a participação do chefe do Executivo nacional nas decisões da superintendência.  Para o presidente da ADPF,  Edvandir Paiva, o ideal seria que as indicações para a Polícia Federal não tivessem a interferência do governo. “Nós não gostaríamos que passassem pelas áreas políticas, por questões de interesse”, afirmou. “A PF é um órgão do Estado, não exclusivo do presidente”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?