Nem Bolsonaro, nem Mourão: Brasil vai enviar ministro à Argentina
Jornal havia informado que diplomatas brasileiros disseram a colegas argentinos que o vice representaria o país em posse de Fernández
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil deverá enviar um ministro de Estado — o nome ainda não foi definido — para representar o país na posse do novo presidente argentino, Alberto Fernández, no próximo dia 10 de dezembro.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já disse considerar que os argentinos escolheram mal ao eleger o candidato que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner e adiantou que não iria à posse. Nesta quarta-feira (06/11/2019), porém, o jornal argentino Clarín informou que diplomatas brasileiros tinham informado a colegas argentinos no México que o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, representaria o Brasil.
A informação foi desmentida pela assessoria de comunicação do vice, que informou que o plano é mesmo enviar um ministro. Ainda segundo a assessoria, a ida dele para a posse nunca foi cogitada pelo governo brasileiro.
Além de ter feito campanha aberta para o atual presidente Mauricio Macri, adversário derrotado por Fernández já no primeiro turno das eleições argentinas, Bolsonaro mostrou descontentamento com as constantes declarações do candidato vitorioso em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).