Foro de SP condena Brasil por invasão à embaixada da Venezuela
Grupo que reúne partidos de esquerda na América Latina acusou o governo de “apoiar um ato ilegal de um grupo golpista”
atualizado
Compartilhar notícia
O Foro de São Paulo, organização criada em 1990 e que reúne partidos e organizações de esquerda da América Latina, emitiu nota condenando a invasão à embaixada venezuelana em Brasília por partidários do líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclama presidente interino do país e rechaça a autoridade de Nicolás Maduro.
Em nota, o Foro de São Paulo, que reconhece apenas a autoridade de Maduro, escreveu que denuncia “energicamente a invasão da embaixada da Venezuela no Brasil por forças ilegítimas que se dizem representantes de Juan Guaidó, ilegalmente autoproclamado presidente da Venezuela, e repudiamos as ações dos cidadãos brasileiros envolvidos”.
Assinada pela secretária executiva da organização, Monica Valente, a nota foi divulgada em espanhol nas redes sociais do Foro de São Paulo. “Condenamos a atuação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil por apoiar um ato ilegal de um grupo golpista, contrariando as normas internacionais e a Convenção de Viena. Chamamos a todos os partidos e movimentos políticos a denunciar aos órgãos internacionais a exigir a imediata desocupação da embaixada da Venezuela no Brasil”, diz ainda o texto.
La Secretaria Ejecutiva @movalente del Foro de São Paulo expresa su rechazo a la invasión de la Embajada Venezolana en Brasil @jaarreaza https://t.co/JRYtxHsrPi pic.twitter.com/7eS8tf73XQ
— Foro de São Paulo (@ForodeSaoPaulo) November 13, 2019
O Brasil reconhece o parlamentar opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, mas é obrigado por regras internacionais a proteger a embaixada comandada por Maduro, que é o presidente de fato do país vizinho.
Oficialmente, o Brasil condenou a invasão e até o presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesse sentido. Por outro lado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, fez uma série de postagens no Twitter em apoio ao grupo que entrou no prédio na madrugada desta quarta-feira (13/11/2019).
Ao longo do dia, manifestantes de esquerda e apoiadores de Guaidó se provocaram em frente do prédio, localizado na 803 Sul, em Brasília.
O Foro de São Paulo costuma ser citado constantemente por Bolsonaro e seus aliados como um grande perigo por ter, segundo eles, a intenção de instaurar o socialismo no continente.