metropoles.com

Brics: decreto libera abate de aeronaves suspeitas sobre Brasília

Procedimento de segurança será adotado como “ultimo recurso”, segundo publicação no Diário Oficial da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com a chegada da XI Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na capital da República, o governo publicou um decreto que garante “medidas de destruição” contra “aeronaves suspeitas ou hostis” que sobrevoarem o circuito do evento. A medida foi divulgada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

“O decreto tem a finalidade de estabelecer procedimentos em relação a aeronaves suspeitas ou hostis, que possam apresentar ameaça à segurança da XI Cúpula Brics, dispondo, inclusive, sobre as condições para as medidas de destruição, que realizadas como último recurso”, diz trecho da publicação.

O esquema de segurança foi redobrado em razão do evento. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) detalharam o esquema de segurança adotado durante os dias de evento na Esplanada dos Ministérios – e que terá a movimentação de 10 mil militares.

Segundo o Comando Militar do Planalto, por causa da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), 18 órgãos serão implicados. No total, 10 mil homens e mulheres de forças militares serão empregados, além de viaturas blindadas, helicópteros e embarcações.

A operação prevê criar áreas de exclusão, com três níveis de restrição a partir da Praça dos Três Poderes, em que só aeronaves autorizadas poderão sobrevoar. Os setores delimitados como de exclusão serão definidos pelas cores vermelha, amarela e branca. Na vermelha, com raio de 7,4 km da área central, será posicionada a defesa antiaérea, e o sobrevoo será proibido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?