metropoles.com

Bolsonaro volta a dizer que suspensão da compra de couro é fake news

Empresa norte-americana VF Corporation tomou decisão “até que haja segurança” de que os insumos não contribuam com o dano ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a dizer, nesta sexta-feira (30/08/2019), que a suspensão da compra do couro brasileiro por parte de empresas estrangeiras é uma notícia falsa. Ao ser informado de que a interrupção foi confirmada na noite dessa quinta-feira (29/08/2019), o chefe do Executivo indicou que vai conversar com a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, para ver o que pode ser feito daqui para frente.

“Foi uma fake news. Se confirmou, agora, eu vou ligar para a Teresa Cristina e ver o que se pode fazer. Foi precipitado também”, disse.

A empresa norte-americana VF Corporation, que detém etiquetas como Vans, Kipling e Timberland, suspendeu o uso de couro brasileiro em pelo menos 18 das marcas nessa quinta-feira. Segundo comunicado enviado pela holding à imprensa, a medida vale “até que haja segurança” de que esses insumos não contribuam com o dano ambiental no Brasil.

De início, a informação foi comunicada pelo Centro das Indústrias de Curtumes no Brasil (CICB) ao Ministério do Meio Ambiente na terça-feira (27/08/2019). Depois de a notícia repercutir na imprensa, nessa quarta-feira (28/08/2019), o presidente da entidade corrigiu a informação, alegando que as marcas pediam apenas informações sobre o produto nacional.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?