metropoles.com

Bolsonaro se nega a comentar acesso de Toffoli a dados sigilosos

“Eu sou o chefe do Executivo, tá ok?”, disse o presidente ao chegar ao Palácio da Alvorada neste domingo (17/11/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
jair-bolsonaro-no-alvorada
1 de 1 jair-bolsonaro-no-alvorada - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Depois de passar o fim de semana em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a Brasília neste domingo (17/11/2019). Ao chegar ao Palácio da Alvorada, o chefe do Executivo foi questionado por jornalistas sobre medida do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para ter acesso a dados sigilosos de 600 mil pessoas, mas se negou a comentar o assunto. “Eu sou o chefe do Executivo, tá ok?”, limitou-se a dizer.

Na semana passada, Toffoli determinou ao Banco Central (BC) o envio de cópia de todos os relatórios de inteligência financeira (RIFs) produzidos pela Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), nos últimos três anos.

O pedido do ministro foi feito no âmbito do processo que analisa o uso de dados de órgãos de controle, como a UIF e a Receita Federal, sem autorização judicial. Com isso, o presidente da Corte suspendeu todas as investigações que usam esse tipo de informação.

A medida beneficiou o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, que era investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por suposto esquema de “rachadinha” – quando funcionários devolvem parte do salário.

Reforma administrativa
Bolsonaro afirmou também que a reforma administrativa – proposta do governo para mexer na estrutura do funcionalismo público – será enviada ao Congresso em breve. “Vai aparecer, mas não sei quando”, arrematou.

A medida, que prevê o fim da estabilidade para novos servidores e a redução dos salários iniciais, faz parte de um pacote de ações elaborado pela equipe econômica do governo para controlar as contas públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?