Zé Vaqueiro desabafa sobre estado de saúde do filho: “Síndrome rara”
Pequeno Arthur nasceu em julho, com uma malformação congênita, chamada de síndrome de Patau
atualizado
Compartilhar notícia
Zé Vaqueiro usou as redes sociais para atualizar os fãs sobre o estado de saúde do filho, Arthur, que nasceu no mês passado com uma malformação congênita. Segundo o cantor, o pequeno segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas está estável.
“Todos esses dias sumido, desde o dia 24 até hoje. Essa situação pedia isso. Essa dedicação com a minha família. Quero muito agradecer o carinho e o respeito que vocês estão tendo pela minha família, principalmente com o Arturzinho. “, iniciou ele.
“O quadro dele está estável mesmo que a síndrome seja bem delicada, é uma síndrome rara”, explicou Zé Vaqueiro em outro trecho.
“Quero muito agradecer a todo mundo que orou, Deus está no controle de toda a situação e ele sempre tem o melhor para cada um de nós”, completou.
Síndrome de Patau
Arthur nasceu em julho, com a síndrome de Patau. A condição genética ocorre quando há três e não dois cromossomos 13, como deveria ser. Esse cromossomo extra leva a uma série de alterações no desenvolvimento do bebê, sendo os mais comuns:
- Malformações no sistema nervoso central;
- Atraso mental acentuado;
- Problemas cardíacos congênitos;
- Problemas no desenvolvimento do sistema reprodutor;
- Fenda labial e no palato; Orelhas mal posicionadas;
- Pés e mãos com um sexto dedo ou sobrepostos;
- Olhos afastados ou pequenos.
A condição pode até ser identificada durante o pré-natal, mas em muitos casos aparecem só depois do parto, como ocorreu com o casal. Não há remédio ou cura para a condição, mas é possível estabelecer uma estrutura médica com uma equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida da criança.
Além do recém-nascido, Zé Vaqueiro e Ingra têm outros dois filhos, Daniel, de 3 anos, e Nicole, de 13 anos, de um relacionamento anterior. A gravidez do filho caçula havia sido anunciada em janeiro.