Viúvo de Gilberto Braga revela que está se relacionando de novo
O decorador Edgar Moura Brasil, viúvo de Gilberto Braga, comenta sobre a biografia do novelista, fala sobre sua relação com a TV
atualizado
Compartilhar notícia
Elegância é uma das marcas de Edgar Moura Brasil, um dos mais importantes nomes ligados à Decoração no país. Pioneirismo é outra de suas características, e ela vale tanto para o seu trabalho quanto para a vida pessoal. Edgar foi casado por quase 50 anos com o novelista Gilberto Braga (1945-2021). Os dois assumiram o relacionamento anos-luz antes de as conquistas da população LGBTQIA+ serem tratadas como direitos civis.
E Edgar viu de perto o surgimento de obras-primas da teledramaturgia como “Dancin Days”, “Água viva”, “Vale tudo” – que capturou a atenção do país em 1988 – e de séries (“Anos Dourados” e “Anos rebeldes”) que colocaram o novelista no panteão dos grandes nomes da teledramaturgia. A vida desse mestre da fabulação é contada agora em “Gilberto Braga, o Balzac da Globo” (Intrínseca), que será lançado na próxima terça (30), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.
O livro foi uma iniciativa da jornalista Anna Ramalho (1949-2022) que, encampada pela editora, foi delegada a Artur Xexéo (1951-1921) e finalizada pelo também jornalista Maurício Stycer. E o resultado é aplaudido por Edgar, que tem também parte de sua história esmiuçada na obra. “Ter quarto e banheiros separados é salutar na vida”, sentencia ele, por telefone, nesta entrevista ao NEW MAG.
Na conversa, Edgar rememora características do antigo parceiro, fala sobre sua relação com a TV, critica a banalização da profissão de decorador e revela estar num novo relacionamento. “O Gilberto aprovaria e ficaria feliz com isso”, reconhece com reverência.
Leia a matéria completa no New Mag, parceiro do Metrópoles.