“Salve Rafa”: Cissa comemora prisão de responsáveis por morte de filho
Em entrevista ao Fantástico, atriz declarou que condenação é importante para honrar memória do filho e lamentou demora da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
“Salve Rafa! Salve Rafa!”, disse emocionada a atriz Cissa Guimarães ao saber da prisão dos responsáveis pela morte de seu filho, Rafael Mascarenhas, durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo, neste domingo (3/9).
A informação da intimação da prisão foi transmitida pela jornalista Renata Ceribelli. Cissa chorou. “Isso é para todos nós, Renata. Quantas mães também não perderam os seus filhos?”, comemorou a atriz.
Cissa cobrava a prisão de Rafael de Souza Bussamra e Roberto Bussamra. Os homens foram os responsáveis pela morte do filho da atriz, em 2010. Rafa tinha 18 anos de idade.
O jovem foi atropelado no túnel antigo Acústico, no Rio de Janeiro. Após o caso, o subterrâneo recebeu o nome de Rafael Mascarenhas.
Em 26 de agosto, a Justiça do Rio de Janeiro ordenou a prisão dos envolvidos, após aproximadamente 13 anos de processo judicial. Cissa lamentou a lentidão do caso.
Treze anos
“Treze anos não são 13 dias. É um alívio a justiça ser feita. E vencer essa batalha, que eu acho que já tinha que ser vencida há tanto tempo. Mas eu nunca desisti, nunca mesmo”, afirmou Cissa.
Segundo a atriz, a condenação é importante para dignificar a vida de Rafael e honrar a memória do jovem. A demora na conclusão do processo contribuiu para a diminuição das penas dos acusados.
A condenação foi em janeiro de 2015. Mas os acusados recorreram a diversas instâncias judiciais. Mas em maio de 2023, acabaram as opções de recurso. Para Cissa, a morosidade da Justiça machucou “imensamente”.
Justiça
“Nada vai trazer o meu filho de volta. Mas essa Justiça precisa ser feita”, arrematou Cissa. Rafael estava no começo da vida. Vivia um grande amor e se preparava para gravar um disco. Ele faria 32 anos em 24 de setembro.
Emocionada, a atriz afirmou que nunca irá superar a perda. “Mas agradeço tanto, tanto, esse menino ter vindo para mim”, assinalou.
Prisão Semiaberta
O atropelador, Rafael Bussamra, recebeu a condenação inicial a 12 anos e nove meses. Mas vai cumprir três anos e seis meses pelo crime de homicídio culposo. Ele participava de um racha antes de atropelar o filho da atriz.
O pai de Rafael, Roberto Bussamra, foi condenado a princípio a oito anos e 11 meses. Por conta da demora, cumprirá três anos e 10 meses por corrupção. Ele pagou propina para policiais na tentativa de acobertar o crime.
Ambos inicialmente cumprirão pena no semiaberto. Ou seja, seja dormirão na prisão, mas terão autorização de sair da cadeia durante o dia para trabalhar. Os condenados têm 15 dias, a contar da intimação, para se apresentar.