metropoles.com

Roteirista acusa Marcos Mion de plágio em filme MMA – Meu Melhor Amigo

Camila Rizzo entrou com uma ação judicial contra Marcos Mion alegando violação de direitos autorais no filme MMA – Meu Melhor Amigo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Foco
Foto colorida de Marcos Mion emocionado - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Marcos Mion emocionado - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Foco

Camila Rizzo entrou com uma ação judicial contra Marcos Mion e a produtora Formata Produções e Conteúdo Ltda., alegando violação de direitos autorais. Segundo a roteirista, o filme MMA – Meu Melhor Amigo teria utilizado, sem autorização, ideias e conceitos desenvolvidos por ela no curta-metragem Headway. Ela afirma que há semelhanças substanciais entre os dois projetos, o que configuraria plágio.

Em pedido protocolado no Tribunal de Justiça de São Paulo, ao qual o Metrópoles teve acesso, Rizzo pediu que a Justiça concedesse uma liminar para suspender imediatamente a exibição, distribuição e divulgação do filme, incluindo a exibição marcada para o Festival do Rio, que aconteceu na última semana. Para a autora da ação, a continuidade da veiculação do filme resultaria em danos irreparáveis à sua obra e aos seus direitos autorais.

Camila Rizzo também solicitou uma indenização por danos materiais e morais, que, segundo ela, deveria ser calculada com base nos lucros obtidos com o filme e nos ganhos que ela deixaria de ter devido à violação de seus direitos.

5 imagens
Marcos Mion mostrou o novo corpo para viver o lutador de MMA Max Machadada
Ele raspou a lateral da cabeça e ainda mudou o seu convencional topete
Marcos Mion
Marcos Mion emocionado no Caldeirão
1 de 5

Marcos Mion no personagem

Divulgação / Globo Filmes
2 de 5

Marcos Mion mostrou o novo corpo para viver o lutador de MMA Max Machadada

Reprodução/Instagram/Pedro Dimitrow
3 de 5

Ele raspou a lateral da cabeça e ainda mudou o seu convencional topete

Divulgação/Gabriel Borges
4 de 5

Marcos Mion

Reprodução/Instagram
5 de 5

Marcos Mion emocionado no Caldeirão

Reprodução/TV Foco

Daniel Lucio da Silva Porto, juíz responsável pelo caso, afirmou que será necessário maior aprofundamento sobre a ação. No entanto, ela negou, inicialmente, o pedido de liminar impedindo a divulgação do filme. Para o magistrado, as provas apresentadas pela autora ainda são insuficientes para determinar a violação dos direitos autorais, sendo necessário mais apurações para concluir se houve plágio ou contrafação.

A autoridade também ressaltou que a suspensão imediata do filme só seria possível em situações extremas e que há risco de prejuízo inverso.

“Em que pese a argumentação da parte autora, entendo que os elementos apresentados são insuficientes para se aferir a probabilidade do direito alegado sem o prévio exercício do contraditório. Entendo necessário maior aprofundamento sobre a ocorrência ou não de plágio e contrafação entre as obras Headway e MMA – Meu Melhor Amigo”, diz trecho da decisão.

Os réus da ação haviam pedido que o processo correse em segredo de Justiça. A solicitação, no entanto, também não foi acatada pela magistrada, em decisão publicada na última sexta-feira (11/10).

Do que falam os filmes

MMA – Meu Melhor Amigo é protagonizado por Marcos Mion. O apresentador afirmou que o filme é bastante pessoal e que teria teria sido criado a partir de sua relação com o filho mais velho, Romeo, que é autista.

A comédia dramática de ação segue Max Machadada (Mion), um grande campeão de MMA que está no fim da carreira, que descobre ser pai de um menino autista de 8 anos. Então, ele precisa compreender o filho e conquistar seu carinho enquanto se prepara para sua maior luta.

O curta-metragem Headway é um drama que fala sobre duas jornadas interiores: a de um menino de 11 anos que precisa lidar com as limitações e singularidades do autismo, e a de um lutador de MMA que, aos 40 anos, enfrenta o delicado momento da aposentadoria. Ambas as histórias se convergem em um profundo e emocionante encontro, em que um passa a ser para o outro a saída que precisam para superar suas questões. A história é baseada em 2 personagens reais: Igor Nogueira e Pedro Rizzo.

O filme está disponível on-line. 

Relembre entrevista de Mion sobre o filme:

Outro lado

Ao Metrópoles, a The Walt Disney Studios informou que não vai comentar o assunto. A reportagem entrou em contato com a Formata Produções e Conteúdo, responsável pelo filme, e com a assessoria de Marcos Mion, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?