Rodrigo Hilbert mata filhote de ovelha em programa de TV e revolta telespectadores
O primeiro episódio da sétima temporada do programa Tempero de Família, comandado por ele, causou polêmica nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-modelo, cozinheiro e apresentador de sucesso, Rodrigo Hilbert é o homem dos sonhos de muita gente — ou pelo menos era, até a última quinta-feira (10/3). Nesta data foi ao ar o primeiro episódio da sétima temporada do programa Tempero de Família, comandado por ele, no canal GNT, com cenas acusadas de promover a crueldade contra um animal.
Dessa vez, a receita apresentada foi um churrasco de ovelha. Seria apenas mais um programa, se Hilbert não tivesse exibido as cenas da morte de um filhote de 6 meses, chamado de borrego, em Santa Catarina. Segundo o dono da fazenda que serviu como cenário, a carne da ovelha filhote é mais macia, pelo animal ainda estar em fase amamentação
Depois de escolher o filhote, que é mostrado ainda vivo no pasto, Hilbert corta a cabeça dele, retira todo o pelo, os órgãos e o retalha. O sangue cai em uma bacia e faz barulho, enquanto o cozinheiro explica o processo. Depois, ele separa as partes, tempera-as com sal e faz o churrasco.
“Não adianta a gente achar que a carne chega na nossa mesa sem ter que fazer isso? O animal tem que ser abatido”, diz o apresentador, durante o programa. Os telespectadores reagiram pelas redes sociais. A maioria dos comentários é contra a frieza demonstrada.
O #TemperoDeFamiliaNoGNT estreia hoje, às 20h30! O Rodrigo Hilbert volta a Santa Catarina para preparar pratos…
Publicado por Canal GNT em Quinta, 10 de março de 2016
“Chama a atenção o fato de que boa parte das pessoas chocadas com as imagens não são veganas ou sequer vegetarianas. Ainda assim, assistir à morte de um animal durante um programa culinário provocou bastante polêmica e possivelmente fez muitos telespectadores pensarem a respeito”, informou o portal de notícias veganas Vista-se.
O Vista-se chama a atenção para o Art. 32 da Lei 9.605, que diz que é crime “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Segundo a mesma lei, a pena é aumentada se houver “o emprego de métodos cruéis para abate ou captura de animais.”
Precisamos falar de Rodrigo Hilbert:Nesta ultima quinta feira (10/03) o primeiro episódio da sétima temporada do…
Publicado por Gastronomia da Deprê em Segunda, 14 de março de 2016
Incomodados com as cenas, telespectadores criaram uma campanha online para a retirada do apresentador do ar e uma petição pedindo que o programa Tempero de Família seja retirado da grade da emissora. O documento tem mais de duas mil assinaturas.
No fim da tarde desta segunda-feira (14/3), o apresentador se posicionou sobre a polêmica, em sua página no Facebook.
Oi, gente! Em primeiro lugar, respeito as opiniões de todos vocês. Venho de uma família grande, igual a muitas outras…
Publicado por Rodrigo Hilbert em Segunda, 14 de março de 2016
Em nota, o canal GNT se pronunciou sobre o assunto: “A ideia desta temporada do Tempero de Família é retratar, de forma documental, os hábitos alimentares de produtores rurais familiares que passam de geração para geração e as maneiras artesanais de preparo das receitas. Ao longo da temporada, Rodrigo esteve em casas de famílias que mostraram como plantam e colhem seus próprios alimentos e também visitou pequenos produtores que criam animais, principalmente para consumo de suas famílias. Inserimos as imagens no programa para documentar a origem dos alimentos que chegam à nossa mesa. Entendemos que as imagens podem ser fortes e, em respeito às manifestações do nosso público, decidimos retirá-las do programa.”