Quem era Ary Toledo, humorista que morreu aos 87 anos
O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12/10), mas a causa da morte não foi revelada
atualizado
Compartilhar notícia
Ary Christoni de Toledo, mais conhecido como Ary Toledo, morreu na manhã deste sábado (12/10). Ele vinha enfrentando problemas de saúde, mas a causa da morte não foi revelada.
Conhecido pelo trabalho como humorista, Ary também era ator, dublador, músico, cantor e compositor. Nascido em Martinópolis, em São Paulo, ele foi criado no município de Ourinhos e mudou para a capital do estado aos 22 anos, quando começou a trabalhar como ator.
Pouco antes de completar 30 anos, começou a carreira no humor, área na qual trabalhou até o fim da carreira. Figura icônica do entretenimento, adorava contar piadas e fazia shows que misturavam música e humor.
As apresentações renderam discos e livros com compilados de mais de 90 mil piadas que marcaram sua carreira, além de canções humorísticas gravadas como A Moda do Zé e Melô do Pinto e das piadas publicadas nas redes sociais.
Ao comemorar 45 anos de carreira, ele lançou o monólogo Ary Toledo a Todo Vapor, com piadas autorais misturadas a canções.
Como ator, fez filmes como Esse Mundo é Meu, A Compadecida, Mazzaropi e Tá Rindo de Que? – Humor e Ditadura. Outro marco de sua carreira foram as diversas passagens pelo humorístico do SBT A Praça é Nossa.
Na vida pessoal, cultivou um casamento de mais de 40 anos com a atriz e crítica musical Marly Marley. Conhecida como jurada do programa Raul Gil, ela morreu em 2014.