metropoles.com

Quem é Walter Salles, cineasta bilionário que dirigiu Ainda Estou Aqui

Walter Salles caiu nas graças do público após Fernanda Torres levar o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro pelo filme Ainda Estou Aqui

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gilbert Flores/GG2025/Penske Media via Getty Images
Imagem colorida de Walter Salles no Globo de Ouro, usando terno preto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Walter Salles no Globo de Ouro, usando terno preto - Metrópoles - Foto: Gilbert Flores/GG2025/Penske Media via Getty Images

Fernanda Torres não foi o único nome a brilhar após conquistar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por Ainda Estou Aqui. Walter Salles, diretor do filme inspirado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, também recebeu elogios e conquistou o coração do público.

Aos 68 anos, Walter Salles é um dos cineastas mais prestigiados do cinema nacional, com uma filmografia que inclui clássicos como Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001) e Diários de Motocicleta (2004).

3 imagens
Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello
1 de 3

Walter Salles

Divulgação
2 de 3

Gilbert Flores/GG2025/Penske Media via Getty Images
3 de 3

Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello

Stephane Cardinale - Corbis/Corbis via Getty Images

 

Nascido no Rio de Janeiro, Salles é filho do embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles e da embaixatriz Elisa Margarida Gonçalves Moreira Salles. A família, formada ainda pelos irmãos João, Fernando e Pedro, é fundadora do Unibanco.

Em 2008, o Unibanco passou por uma fusão com o Itaú, transformando-se em Itaú Unibanco. Os irmãos ainda herdaram ações na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na produção e no fornecimento de produtos de nióbio.

Atualmente, a fortuna de Walter Salles é avaliada em US$ 4,2 bilhões (cerca de R$ 25,6 bilhões). Ele é o terceiro diretor de cinema mais rico do mundo, perdendo apenas para George Lucas e Steven Spielberg.

Filmes famosos de Walter Salles

Considerado um dos maiores diretores do cinema brasileiro, Walter Salles começou sua carreira com os documentários Krajcberg, o Poeta dos Vestígios (1986) e Socorro Nobre (1995), ambos premiados internacionalmente, incluindo o Fipa d’Or de Melhor Documentário, na França, e o Prêmio do Público no Festival dei Popoli, na Itália.

Seu principal sucesso veio em 1998, com Central do Brasil. O filme estrelado por Fernanda Montenegro recebeu mais de cinquenta prêmios, incluindo o Urso de Ouro de Melhor Filme e o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, além do BAFTA e do Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A produção também foi indicada ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, mas não levou a estatueta.

Outros trabalhos marcantes de Salles incluem Abril Despedaçado (2001), inspirado no romance homônimo de Ismail Kadaré, que também foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro; Diários de Motocicleta (2004), que venceu o Oscar de Melhor Canção Original e se tornou um sucesso mundial; Linha de Passe (2008), que rendeu o prêmio de Melhor Atriz a Sandra Corveloni no Festival de Cannes; e Terra Estrangeira (1995), um retrato sensível do Brasil pós-Plano Collor.

Em 2003, Walter Salles foi eleito um dos 40 Melhores Diretores do Mundo pelo jornal britânico The Guardian, consolidando seu lugar na história do cinema internacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?