Tapa na cara e expulsão das Olimpíadas: quem é a nadadora Ana Carolina
Ana Carolina Vieira foi expulsa das Olimpíadas 2024 neste domingo por indisciplina. Ela já foi alvo de outras polêmicas na carreira
atualizado
Compartilhar notícia
A nadadora brasileira Ana Carolina Vieira entrou em foco neste domingo (28/7) após o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciar sua expulsão das Olimpíadas de Paris 2024, por indisciplina.
Ela deixou a Vila Olímpica ao lado do namorado, o também nadador Gabriel Santos, sem autorização, e discutiu de forma ríspida com a comissão técnica da natação. A nadadora contestou a punição de “forma desrespeitosa”.
Ana Carolina tem 22 anos e faz parte do Esporte Clube Pinheiros. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) diz que a atleta já conquistou 147 ouros, 97 pratas e 48 bronzes em sua carreira.
Esta é a segunda vez que Ana Carolina participa das Olimpíadas, sendo a primeira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Em 2018, ela conquistou prata no revezamento 4x100m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Já em 2021, fez parte do quarteto em Tóquio.
Tapa na cara
Esta não é a primeira vez que Ana Carolina entra em foco por armar confusão. Em maio do ano passado, por exemplo, ela deu um tapa na cara de Jhennifer Conceição, outra nadadora brasileira.
Durante a premiação do Troféu Brasil, em 2023, Ana, Jhennifer e Nichelly Brandão foram chamadas por uma pessoa da equipe do Pinheiros, clube do trio, para gravar um vídeo.
De acordo com o jornal O Globo, Ana não gostou de ser chamada de volta, já que estava mais afastada das colegas de clube.
Jhennifer teria alegado que, por posturas como essa, Ana não vencia competições. Ana não gostou da provocação e deu um tapa na cara da colega, chegando a esfregar o rosto dela em uma grade.
Expulsão de Paris
Os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos foram punidos pelo COB por indisciplina, após deixarem a Vila Olímpica sem autorização. A brasileira foi desligada das Olimpíadas de Paris após contestar de “forma desrespeitosa e agressiva” a decisão.
Em nota, o COB afirmou que Gabriel foi “punido com a pena de advertência”, enquanto Ana Carolina foi desligada da delegação. Ana Carolina e Gabriel são companheiros de equipe e formam um casal fora das raias.
Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o motivo da briga teria sido a decisão de retirar a nadadora Maria Fernanda Costa, a Mafê, da equipe que disputaria o revezamento 4 x 200 m livre feminino. A comissão determinou que Mafê Costa se dedicasse a suas provas individuais, onde a chance de medalha seria maior.
De acordo com a Folha, profissionais que acompanham a rotina na Vila Olímpica disseram que, ao saber da decisão, Ana Carolina se revoltou e discutiu de forma ríspida, “com gritos e dedo na cara”. A atleta teria ficado inconformada com a perda da colega mais competitiva da equipe no revezamento.