Preta Gil presta apoio a Fabiana Justus após diagnóstico de leucemia
O momento de carinho foi compartilhado nas redes sociais da influenciadora, que é filha do empresário Roberto Justus
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora Preta Gil usou as redes sociais para mandar uma mensagem de apoio para Fabiana Justus, de 37 anos, que foi diagonosticada com leucemia mieloide aguda (LMA) recentemente.
“Bora bora! É isso! Vamos lutar e vencer”, publicou a cantora, recuperada de um câncer colorretal”.
A LMA é um tipo de câncer no sangue que começa na medula óssea e pode se espalhar para outras partes do corpo. A medula óssea é responsável por produzir células do sangue, como plaquetas, leucócitos e hemácias, além de células-tronco. Na LMA, as unidades sofrem mutações genéticas e não conseguem amadurecer, além de passarem a se multiplicar descontroladamente.
O hematologista Luiz Henrique Athaides Ramos, da Oncoclínicas Brasília, explica que a leucemia ocorre por um erro genético que resulta em uma produção especificamente inadequada de leucócitos, as células de defesa. “A presença errônea de leucócitos impede o desenvolvimento normal de outras células, como hemácias e plaquetas”, afirma.
As chances de cura são maiores caso o diagnóstico seja realizado em estágio inicial, quando a doença ainda não se espalhou.
Uma vez que as células cancerígenas se acumulam na medula óssea, elas são liberadas na corrente sanguínea e se proliferam muito rapidamente. Por isso, a leucemia pode atingir outros órgãos, como fígado, baço ou sistema nervoso central.