Ensaio sensual de polêmica paquita volta a viralizar: entenda
A modelo Luciana Vendramini posou, aos 17 anos, para a Playboy com o uniforme de paquita, o que gerou revolta conforme documentário
atualizado
Compartilhar notícia
O polêmico ensaio de Luciana Vendramini na Playboy voltou a ficar na boca do povo com o lançamento do documentário Pra Sempre Paquitas. As fotos sensuais mostravam a atriz, aos 17 anos, com o uniforme das assistentes de palco do Xou da Xuxa. Acontece que Luciana apenas fez teste para o trabalho, sem ter sido oficializada no cargo.
A situação irritou as paquitas oficiais. “A única coisa ruim, para a gente como grupo, foi que ela saiu em uma revista masculina vestida de Paquita”, afirmou Ana Paula Guimarães.
Já Andréa Veiga chegou a questionar a escolha do uniforme. “Quando saiu ela na capa da Playboy vestida de Paquita, eu falei: ‘Gente, ela nunca foi Paquita. Como é que ela sai vestida de Paquita?'”, disse.
O ensaio de Luciana também gerou uma confusão com o público do programa por conta da sexualização da imagem de um programa infantil. Nos anos seguintes, seis assistentes de palco de Xuxa posaram para revistas de conteúdo adulto.
Menor de idade
Nos bastidores, além da polêmica com as paquitas, a idade da modelo também deu o que falar, já que ela posou nua aos 17 anos e estava acompanhada da mãe. Na época, Luciana era virgem, como revelou ao “Luciana By Night” em 2017. “Nunca tinha ficado nua na frente de um homem”, contou.
Em outra entrevista, ela disse que chorou ao tirar a roupa. “As que apareço com um moletom são as melhores fotos. Sãos as únicas em que apareço sorrindo e feliz. As outras estou com cara de choro”, disse ao canal Clube da Vip no YouTube, em 2022.
Capa icônica da Playboy
Antes do sucesso, ela foi descoberta por um olheiro da Playboy quando trabalhava distribuindo panfletos, além de ter experiência como modelo. Quando a produção ficou sabendo que ela tinha feito um teste para o Xou da Xuxa, o contrato foi fechado. A capa de Vendramini foi uma febre nacional, esgotando em poucos dias, em 1987.
“Depois das chacretes, as xuxetes. Ela é a primeira. Nos shows da Xuxa, era a lourinha que ficava no fundo do palco ajudando a animar a garotada. E como animava!”, dizia a abertura do ensaio da Playboy. Vale lembrar que o nome Paquita ainda não existia, e as assistentes da Xuxa eram chamadas de xuxetes.
No ano seguinte, uma versão especial da edição foi lançada com o nome As Ninfetas de Playboy. Luciana posou novamente para a revista em 2003.