metropoles.com

Pamella Holanda comemora criação de lei contra a violência psicológica

Ex-mulher de DJ Ivis se pronunciou após sanção da lei que inclui o crime de violência psicológica contra a mulher no Código Penal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Pamella Holanda e Dj Ivis
1 de 1 Pamella Holanda e Dj Ivis - Foto: Reprodução

Publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (30/7), a Lei 14.188/2021 prevê que agressores sejam afastados imediatamente do lar ou do local de convivência com a mulher em casos de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da vítima ou de seus dependentes, ou se verificado o risco da existência de violência psicológica. Vítima de agressão pelo ex-marido, DJ Ivis, Pamella Holanda usou as redes sociais para comemorar as alterações e ressaltou o trecho que torna crime a violência psicológica:

“Um avanço, uma conquista de todas nós! Até porque a violência psicológica precede a física!”, disse.

“Quase sempre somos violentadas nesse sentido, humilhadas, diminuídas, manipuladas, acabam com nossa auto estima pra que assim também fiquemos desacreditadas de nós mesmas e sem energia pra tomarmos uma decisão…Fico feliz por ter me tornado voz de tantas mulheres, sendo usada por Deus pra hoje encorajar tantas a denunciarem e a saírem de relações abusivas”, continua Pamella.

“E que graças à minha coragem de expor e a repercussão, como o apoio da sociedade, serviram pra que e a Lei tenha sido no dia de hoje, quase 15 anos depois de sancionada a Lei Maria da Penha, melhorada! Assim nos protegendo ainda mais e garantindo que o nosso maior bem que e nossa saúde mental sejam preservadas e respeitadas.”

7 imagens
Pamella e Mel
Uma das agressões sofridas por Pamella, ex de DJ Ivis
DJ Ivis preso
DJ Ivis
Dj Ivis e a mãe
1 de 7

Pâmella Holanda

Reprodução/Instagram
2 de 7

Pamella e Mel

reprodução
3 de 7

Uma das agressões sofridas por Pamella, ex de DJ Ivis

reprodução
4 de 7

DJ Ivis preso

Reprodução
5 de 7

DJ Ivis

Reprodução
6 de 7

Dj Ivis e a mãe

Reprodução/Instagram
7 de 7

O caso foi reportado à polícia na ocasião

Arquivo pessoal
Entenda

O texto, que entrou em vigor também a partir desta quinta-feira modifica trechos do Código Penal, na Lei de Crimes Hediondos (8.072/90), e na Lei Maria da Penha (11.340/2006). A norma prevê pena de reclusão de um a quatro anos para o crime de lesão corporal cometido contra a mulher “por razões da condição do sexo feminino”.

Embora a Lei Maria da Penha contemple a violência psicológica no art. 7º, até a entrada em vigor da Lei 14.188/2021 não havia no ordenamento jurídico brasileiro um tipo penal correspondente. O que fazia com que diversas condutas consistentes em violência psicológica – como manipulação, humilhação, ridicularização, rebaixamento, vigilância, isolamento – não configuravam, na imensa maioria dos casos, infração penal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?