Pais de Walewska dizem que marido a maltratava na frente deles
Os pais de Walewska, Maria e Geraldo, gravaram a primeira entrevista após a morte da jogadora, em setembro deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Os pais da jogadora de vôlei Walewska Oliveira, Maria e Geraldo, falaram pela primeira vez após a morte da atleta. Ela morreu em setembro, aos 43 anos, após cair do 17º andar do prédio em que morava e a polícia definiu a morte como suicídio.
Ainda abalados com a perda da filha, eles relataram que consideram o ex-marido dela, Ricardo Alexandre Mendes, um filho. Entretanto, ele maltratava a campeã olímpica, inclusive na presença dos pais dela.
“Ele às vezes maltratava ela. Nós chegamos a assistir brigas dele com ela. Já chegou de eu estar levando eles para o aeroporto e ele xingar ela dentro do carro, comigo, e eu ficar chateado. Olhei para ele assim e ele parou de falar. Se o marido trata mal a mulher na frente dos pais, a gente pensa assim: e longe da gente, o que pode acontecer?”, desabafou Geraldo em entrevista ao Fantástico.
Os pais de Walewska contaram ainda que o último contato com Ricardo foi uma conversa sobre o velório, para o qual ele disse que não iria. “[Ele falou] ‘Infelizmente não vou. Estou abalado, não vou'”, contaram os pais sobre a ligação feita no dia da morte da jogadora.
Maria e Geraldo também falaram sobre a ação que movem contra o ex-genro na Justiça, para que ele seja excluído da herança da filha. De acordo com eles, o objetivo é que haja uma divisão justa.
“O que a Justiça achar que ele tem direito, é direito dele. O que a Justiça achar que nós temos direito, é direito nosso”, garante o pai.
A advogada da família, Maria Toledo, pontua ainda que “não existe briga por herança” e que considera que as alegações feitas pelo viúvo sobre a esposa são difamatórias. “Ele trouxe a público informações que mancharam a imagem da Walewska e atingiram a honra. Essa é a razão pela qual a família está buscando que o Ricardo seja considerado indigno”, detalha a representante legal.
O que diz o ex-marido de Walewska
Ricardo Mendes se negou a gravar entrevista, mas confirmou que eles viviam problemas no casamento, como disse à polícia. Em nota, ele garantiu que não existia qualquer tipo de abuso na relação.
“Cientes da existência de tristes e infundadas suspeitas de que poderia haver alguma abusividade no relacionamento, isso não poderia estar mais distante da realidade”, diz um trecho do documento.
É possível tirar o ex-marido da herança de Walewska?
O advogado membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB de São Paulo, João Aguirre, explicou ao Fantástico que uma pessoa pode ser considerada indigna de receber herança em três situações. Uma delas é quando ela comete crime contra a honra, como injúria, calúnia e difamação, que é o caminho escolhido pela defesa dos pais da atleta.
Entretanto, ele pontua que existe uma condição para que o argumento seja considerado. “É necessário uma condenação penal que condene a pessoa por um crime contra a honra, e que sem essa sentença pena, a pessoa não vai ser considerada indigna no sentido de perder o direito à herança.”