Pabllo Vittar rebate crítica após racismo envolvendo estética asiática
A cantora Pabllo Vittar foi acusada de asian fishing, uma das formas de racismo com asiáticos, e irritou alguns influenciadores
atualizado
Compartilhar notícia
Pabllo Vittar foi acusada de asian fishing por influenciadores na web. O termo significa uma apropriação de traços étnicos e culturais dos asiáticos e é considerado como racismo. O caso aconteceu após a cantora se produzir para uma gravação e alterar as definições dos olhos com maquiagem.
A cantora, entretanto, não deu muita bola para as menções e rebateu as críticas. “É isso que vocês querem: atenção. Vão procurar o que fazer”, disse. “Vai lavar uma louça. O que não é normal é essa obsessão de vocês por mim”, completou.
Pabllo Vittar cometeu racismo?
A criadora de conteúdo Bruna Satsuki Tukamoto, que é nipo-brasileira, não gostou da atitude de Pabllo. “Não esperava que ela deslegitimasse a nossa pauta dessa forma”, disse. Em seguida, publicou um vídeo explicando mais sobre asian fishing, afirmando que espera uma autocrítica da artista sobre racismo.
“A maquiagem se torna um problema quando chega a mudar os traços da pessoa e, especialmente, quando vem acompanhada de falas como ‘eu sempre quis ter o olho puxadinho’ e ‘agora eu estou super parecendo uma japonesa’. Ou ainda quando além do delineado e da maquiagem a pessoa usa vestimentas e pratica comportamentos que remetem aos amarelos”, explicou Bruna.
Um vídeo sobre asian fishing que gostaria muito que a @pabllovittar assistisse pra rever seus comportamentos e fazer uma autocrítica sobre racismo.
Mesmo achando que ela não vai ver, fica a minha tentativa de fazer o vídeo chegar até ela! pic.twitter.com/xwbTCihYDT
— Bruna Satsuki Tukamoto (@brunatukamoto) November 4, 2022