Médico de Vanessa Lopes é famoso por ativismo contra a psicofobia
O médido é conhecido pelo trabalho contra a psicofobia, preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos mentais
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta-feira (26/1), Vanessa Lopes quebrou o silêncio uma semana após apertar o botão da desistência e deixar o BBB24. A tiktoker postou uma nota assinada pelo médico Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação dos Psiquiatras da América Latina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
O médido é conhecido pelo trabalho contra a psicofobia, preconceito contra as pessoas que apresentam transtornos e/ou deficiências mentais. O profissional, aliás, teve papel fundamental para a utilização do termo no Brasil.
Em 2011, Antonio foi recebido pelo saudoso Chico Anysio, que sofreu de depressão por mais de duas décadas. Na ocasião, Chico contou abertamente sobre sua relação com a depressão e conscientizar o público sobre a importância do tratamento.
O artista também pediu a criação de um termo para definir o preconceito contra doenças mentais, alegando que isso daria maior visibilidade ao tema.
A ABP atendeu ao pedido do artista e, após algumas reuniões, lançou a palavra “psicofobia” para nomear o problema. Posteriormente, o uso do termo foi amplamente disseminado.