Maya Massafera pode passar por nova cirurgia vocal; entenda
A influenciadora Maya Massafera explicou um dos motivos de ainda não falar, literalmente, com o público nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Maya Massafera resolveu tirar algumas dúvidas dos fãs e seguidores que a acompanham no Instagram. Questionada sobre a sua nova voz, ela relatou o que houve desde a cirurgia e explicou que pode passar por um novo procedimento.
A influenciadora começou tudo abrindo uma caixinha de perguntas que questionava o que as pessoas queriam saber sobre ela. Logo depois, relatou que a principal dúvida era em relação à voz e esclareceu alguns pontos.
“Eu não estou muda, gente, eu estou falando”, começou Maya. Ela explicou que está com a voz “fraca e rouca”. “Por isso fico poupando de falar muito. Mas é normal para quem fez a cirurgia da voz que eu fiz.”
Ela adiantou que logo vai começar a falar normalmente, da forma que definiu como um “novo normal”. Maya também detalhou um pouco como foi o procedimento.
“Eu fiz a cirurgia da voz, quase dois meses atrás. O primeiro mês fiquei sem falar nada. Agora já posso falar, porém [a voz] sai rouca e fraca. ‘Talvez’ eu tenha que refazer a voz daqui a um mês. Vamos ver…”, escreveu em um story.
Na mesma publicação, ela explicou, de forma resumida, que houve um erro médico na primeira cirurgia feita e que isso gerou o problema de visão. Por causa da negligência médica, ela precisou trocar de hospital. Mas não foi apenas esse o problema.
“Por conta de muita dor nos olhos e por não enxergar, eu chorei muito e soltaram alguns pontos na garganta. Então vou saber daqui uns dias se gostei ou não do resultado, e aí decidir se refaço essa cirurgia ou não”, adiantou.
Embora a possibilidade de uma nova cirurgia exista, também pode ser que ela goste do primeiro resultado e siga em frente. Ainda sem uma definição, Maya Massafera prometeu explicar tudo em detalhes quando conseguir falar em seu tom normal.
Maya Massafera perdeu a visão durante transição de gênero
Maya Massafera apareceu pela primeira vez nas redes sociais após a transição de gênero. Ela publicou algumas fotos que mostram o resultado dos diversos procedimentos pelos quais passou e a deixaram com rosto e corpo totalmente novos. Um deles, no entanto, a deixou cega por um período.
Durante o processo de redesignação sexual, ela fez uma cirurgia de feminilização da voz em Curitiba, no Paraná, entre o fim de março e o começo de abril. Na época, ela precisou ficar 45 dias sem falar, mas também passou alguns sem enxergar.
Diferente do que era necessário, na hora do procedimento, os olhos dela não foram devidamente vedados. Segundo o colunista Leo Dias, o vento da anestesia geral teria provocado um dano aos olhos e ela passou a perder a visão do olho direito até ficar cega. Levada a uma emergência, ela ainda passou cerca de três dias sem conseguir ver.
Maya Massafera fala pela primeira vez e desabafa sobre disforia
Maya Massafera usou uma rede social para falar, pela primeira vez, desde que apareceu com o resultado da transição de gênero. Ela passou pelo procedimento ao longo do último ano e garante que está feliz, mas ainda sofre com crises de disforia — mudança repentina de humor.
No Instagram, ela garantiu que deseja compartilhar com os seguidores tudo que viveu ao longo do período de transição. “Eu tenho tanta coisa para conversar com vocês !!! E quero contar tudo e todo meu processo de transição!!! Mas, tudo no seu tempo”, começou em uma série de stories escritos.
Ela contou ainda que gostaria de ter passada mais tempo fora das redes sociais. No entanto, resolveu aparecer por causa das “notícias distorcidas” que começaram a surgir a respeito da transição, então achou melhor reaparecer e mostrar como está nessa nova fase.
“Até que consegui segurar por muito tempo. Fiquei quase 1 ano me transicionando, sem ter vazado nada”, pontuou.
Embora tenha afirmado que quer contar detalhes do processor, ela usou o espaço para falar sobre a disforia. De acordo com o Portal Leo Dias, ela teve uma crise enquanto está na França para o Festival de Cannes e passou um dia trancada no quarto de um hotel.
“Hoje quero falar sobre minha disforia e como eu gostaria que vocês pegassem esse exemplo e levassem pra vida de vocês!!!”, escreveu. Maya detalhou que passou “meses na cama, sem força” e reforçou o quanto foi importante ficar longe das redes por um tempo.
“Uma das coisas ruins, e que me pega, é a disforia. Lembrando a vocês que eu falo apenas pela Maya. Não falo por todas as trans. Não generalizem. Para começar, preciso explicar meu estado de espírito. Eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida!!! Eu acordo feliz, eu sou uma pessoa em estado feliz!! Depois da transição eu me amo!!!”, garantiu.
Ela disse ainda que, após conversar com especialistas, entendeu que essa felicidade é o padrão das pessoas que se identificam com o corpo que nasceram. “Provavelmente, vou me acostumar com meu gênero e essa minha felicidade vai se tornar normal, como é para vocês!!!”, explicou.