Marcos Caruso diz que Jandira Martini teve intercorrência “e partiu”
Jandira Martini morreu, na última segunda-feira (29/1), aos 78 anos. Ela enfrentava problemas de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Marcos Caruso e Jandira Martini eram melhores amigos. O ator, inclusive, foi o responsável por revelar a morte da atriz, de 78 anos. Apesar de não revelar a causa do falecimento, ele contou que a artista teve uma intercorrência por conta de um problema de saúde “e partiu”.
“Foi ontem à noite. Recebi a notícia da filha dela, às 22h. Ela estava com um probleminha de saúde. Foi resolvido e teve uma intercorrência e partiu”, explicou Caruso, em papo com a Quem. Jandira fez tratamento para curar um câncer de pulmão durante anos.
O ator ainda relembrou das parcerias que teve com Jandira. “Escrevemos sete peças de teatro, três roteiros de cinema, duas novelas, séries, trabalhamos juntos como atores. Uma parceria de 40 anos, que começou em 1984. Ela morava em São Paulo”, completou.
O último trabalho de Jandira Martini foi em 2022, no cinema, quando atuou em Uma Pitada de Sorte. Entre seus papéis marcantes, estão Zoraide El Adib, de O Clone (2001), Teodora Abdala Varela, em Sassaricando (1987) e Genu, em Éramos Seis (1994).
Trajetória de Jandira Martini
Após enfrentar problemas de saúde por conta de um câncer de pulmão, a atriz Jandira Martini morreu na última segunda-feira (29/1). A informação foi confirmada por Marcos Caruso, que não revelou a causa do falecimento. Figurinha carimbada em novelas, a artista se formou em letras pela UniSantos, em 1967, e anos mais tarde em interpretação, pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP).
Jandira Lúcia Lalia Martini nasceu no dia 10 de julho de 1945 e estreou na televisão em 1966. Ela se destacou, entretanto, em 1987, quando interpretou Teodora, em Sassaricando, novela da Globo. Antes disso, ela esteve em diversos papéis pequenos e participações, como em Ilusões Perdidas, Beto Rockfeller, Uma Rosa Com Amor, Dancing’ Days, entre outras.
Em 1990, a atriz foi protagonista na trama de A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Rede Manchete. Martini ainda colaborou com o roteiro da produção. Antes de ir para a Globo, a artista figurou em obras como Éramos Seis, Sangue do Meu Sangue e Brava Gente, no SBT.
A sua estreia no canal dos irmãos Marinho foi em 2001, na minissérie Os Maias. No segundo semestre daquele ano, ela deu vida à Zoraide El Adib, em O Clone. Por conta de sua atuação, Jandira Martini levou o Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz Coadjuvante daquele ano.
A atriz ainda esteve no elenco de América, Desejo Proibido, Caminho das Índias, Morde & Assopra e o seu último trabalho na Globo foi Salve Jorge (2018).
No cinema, Martini fez Uma Pitada de Sorte (2022), 10 Horas Para o Natal (2020), Chorar de Rir (2019), Olga (2004), Uma Escola Atrapalhada (1990) e foi diretora da produção Será que Elas Aguentam? (1977).
Morte de Jandira Martini
A atriz Jandira Martini morreu aos 78 anos. A notícia do falecimento foi confirmada por Marcos Caruso, que se declarou para a amiga e parceira de trabalho através das redes sociais.
“Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente, conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida”, declarou Marcos Caruso.
Ainda não há informações sobre a causa da morte e o sepultamento.