metropoles.com

Luciano Szafir desabafa sobre cicatrizes pós-Covid: “Vaidade é estar vivo”

O ator ficou entre a vida e a morte por conta das complicações da doença, e conta que enxerga as marcas da internação como “troféus”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução
luciano szafir
1 de 1 luciano szafir - Foto: reprodução

Após um longo período de luta contra a Covid-19, Luciano Szafir ainda está se adaptando às marcas deixadas pela doença. Além das cicatrizes, que ainda assustam os filhos, ele também está usando uma bolsa de colostomia até realizar a cirurgia de reconstrução intestinal.

Todo o processo também foi duro para a família. Ele conta que os filhos ainda não lidam bem com as cicatrizes que agora possui após o período hospitalizado.

“Minha mulher segurou uma bronca absurda, e os distraía em meio ao caos. Acho que o mais velho tinha uma percepção de que era grave. E eles estão se acostumando a ver minhas cicatrizes agora. Se estou sem camisa, pedem para eu me vestir”, disse em entrevista ao jornal Extra neste domingo (19/9).

3 imagens
Szafir passou momentos delicados durante a internação
O ator, que tem 52 anos, ficou um mês hospitalizado após contrair o vírus pela segunda vez
1 de 3

Ele tinha menos de 15% de chances de viver

Reprodução
2 de 3

Szafir passou momentos delicados durante a internação

Reprodução/Instagram
3 de 3

O ator, que tem 52 anos, ficou um mês hospitalizado após contrair o vírus pela segunda vez

Reprodução

Questionado sobre os sinais da doença no corpo, ele conta que aprendeu a enxergar a beleza sob uma nova perspectiva.

“Minha vaidade hoje é estar vivo. Se vou ter um buraco ou barriga flácida, não estou nem aí. Não quero ser aquele tiozão que faz loucuras nem comparar meu físico com o que tinha aos 25 anos. Já tive a sorte de ter um corpo bonito, ter aquele tanquinho. Hoje, tenho uma máquina de lavar (risos) e tudo bem”, afirmou.

Sequelas

Enquanto esteve sob cuidados médicos, Luciano Szafir chegou a ser intubado e passou por procedimentos invasivos, como uma cirurgia abdominal, além de receber transfusão de sangue. Depois que deixou a UTI, o ator continuou internado e realizou fisioterapia motora e respiratória no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

Em entrevista à jornalista Leda Nagle, o artista revelou ter perdido 22 kg por conta da doença. “Eu tive 50% [do pulmão] comprometido, talvez um pouco mais. Eu não conseguia dar três passos”, lembra.

Os sinais da internação, no entanto, são símbolos da vitória na visão do ator. Depois de ficar entre a vida e a morte, ele está ressignificando o processo.

“É que os cortes viraram um troféu para mim, mas para eles é feio. Sem contar que eu, que sempre fui grandão, não tenho tido tanta força pra brincar com eles. E Mikael e David sentem, claro”, explicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?