Lisa Barcelos perde R$ 10 mil em golpe e recebe selfie de criminosos
“Desculpa pelo golpe”, disse um dos responsáveis por criar o falso anúncio de aluguel de uma casa no Rio
atualizado
Compartilhar notícia
A youtuber Lisa Barcelos, de 18 anos, afirmou ter perdido cerca de R$ 10 mil nessa terça-feira (24/8) ao tentar alugar uma casa pela internet. Segundo Lisa, ela depositou o valor para, supostamente, reservar o aluguel de um imóvel no centro do Rio, mas foi avisada pelos golpistas de que se tratava de uma farsa a caminho da visita à propriedade.
Os criminosos chegaram até a mandar uma selfie, com um pedido de desculpas. “Desculpa pelo golpi, mais nois estava precisandu muito você vai conseguir mas coisa na sua vida (sic)”, diz a mensagem enviada por eles (veja abaixo).
Bastante abalada, Lisa disse que estava procurando uma casa nova há bastante tempo. “Hoje eu ia ver uma casa porque estou para me mudar. Estou procurando uma casa há um bom tempo. Preciso me mudar mais para o centro do Rio. Para quem não sabe, moro na Baixada Fluminense, em Queimados. Tudo que eu faço é pra lá [no Rio], minha irmã mora para lá, e eu trabalho com ela. Seria bem melhor, eu teria meu próprio estúdio”, começou ela, que tem 5,6 milhões de seguidores na rede social.
“Não estou acreditando. Já estava toda animada, e é uma coisa que estava querendo há muito tempo. Ver que existem pessoas que iludem as outras e ainda saem ganhando é muito triste. Mas tá bom. Tomara que Deus abençoe muito a vida dessas pessoas para ela não terem que roubar mais ninguém. Por que tudo dá errado na minha vida? Não adianta ficar aqui chorando. O que resta é fazer o BO e vida que segue. Tomem muito cuidado com essas coisas de internet”, completou.
A youtuber também cobrou providências do site do anúncio.”Vocês têm que revisar. Estão deixando as pessoas colocarem golpe no site de vocês. Assim como eu caí, outra pessoa que trabalha o mês todo para ter um dinheirinho para comprar ou alugar uma casa, vai cair também. Acho isso muita maldade. Fico impressionada do quanto o mundo está ruim”, disse ela.
Creci-RJ dá dicas para evitar golpes como o de Lisa
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) sugere alguns procedimentos para que as pessoas, especialmente o público mais jovem, evite golpes como o que foi aplicado contra Lisa Barcelos:
- A autarquia aconselha o interessado em um imóvel a se certificar sempre de estar negociando com um corretor de imóveis, ou seja, um profissional devidamente registrado no Creci-RJ. Mesmo em anúncios de portais imobiliários, é indispensável verificar o registro da pessoa com quem você está negociando. No site do Creci-RJ (www.creci-rj.gov.br) é possível fazer essa pesquisa através da seção de Busca de Corretores e Imobiliárias. Imobiliárias também possuem registro de pessoa jurídica no Conselho.
- O corretor de imóveis é o profissional preparado para analisar toda a documentação do imóvel, verificar se a unidade imobiliária está apta para locação/compra. Essa é uma etapa chave para uma negociação segura e sem transtornos para as partes envolvidas.
- Evite dispor de qualquer valor de antecipação sem visitar o imóvel, ou seja, sem constatar que de fato ele existe e está com a documentação correta.
- Visite sempre o imóvel de interesse. Fotos e vídeos podem ser indicativos importantes, mas é fundamental certificar-se sempre de que o imóvel está disponível para negociação e que está dentro dos parâmetros desejados.
- Não se basear apenas por fotos, vídeos, trechos de contratos e documentos. Tais estratégias podem funcionar como isca de golpistas. Aluguel e compra de imóveis precisam ser realizados com total cautela para que possam ser concretizados com segurança. Cada etapa precisa ser concluída com atenção para que não haja riscos relacionados à negociação.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos