Lázaro Ramos orienta pais sobre proteção dos filhos em caso de racismo
O ator usou as redes sociais para explicar como proteger crianças que sofrem racismo e compartilhou dicas de valorização e fortalecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Lázaro Ramos usou as redes sociais nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, para falar sobre os casos de racismo contra as crianças negras. O ator compartilhou orientações para os pais protegerem os filhos, mas afirmou que são dicas que desenvolveu a partir de vivências próprias.
“Quando uma criança que você ama sofre racismo, dói em você sim e você tem direito a sentir essa dor, mas nós somos o suporte delas. Primeira coisa é acolher e escutar. Depois, ficar atento ao que realmente a criança está dizendo”, afirmou.
Segundo ele, é importante ensinar as crianças “a se valorizarem e se fortalecerem diante dessa realidade”. O ator também destacou a importância de ter ações antirracistas o ano todo, não só em novembro.
“Acho importante que essa criança saiba que o problema não é com ela. É com quem praticou o ato de racismo. Isso deve ser dito e ela deve ser lembrada de quem ela é, o que define ela, para que a experiência de racismo não defina essa criança”, destacou.
Lázaro Ramos também citou a importância de criar um ambiente positivo para a criança, mesmo com a dor sentida, com a indicação de livros, filmes e entretenimento onde a criança se reconheça como protagonista.
“Depois que acontece uma situação como essa, a gente não consegue mais viver na ignorância e vai se informando. Mas esse assunto não se encerra, está aqui para ser debatido sempre”, finalizou.