metropoles.com

J.K. Rowling é denunciada à polícia por transfobia

India Willoughby abriu uma denúncia na polícia do Reino Unido contra J.K. Rowling, após publicações da autora de Harry Potter no X

atualizado

Compartilhar notícia

Dave J Hogan/Getty Images
J.K. Rowling, autora de Harry Potter, em tapete vermelho - Metrópoles
1 de 1 J.K. Rowling, autora de Harry Potter, em tapete vermelho - Metrópoles - Foto: Dave J Hogan/Getty Images

A apresentadora transgênero India Willoughby abriu uma denúncia na polícia do Reino Unido contra a escritora J.K. Rowling, após a autora da saga Harry Potter publicar uma série de falas transfóbicas contra ela no X, antigo Twitter.

De acordo com o Deadline, India disse, em entrevista a um canal de TV, que Rowling a chama pelo gênero errado. Nos últimos dias, a escritora fez uma série de publicações sobre a apresentadora, apontando que ela “não se tornou uma mulher”.

6 imagens
J.K Rowling
J.K Rowling
A autora desse universo mágico, J.K Rowling é constantemente acusada de transfobia por compartilhar opiniões polêmicas
J.K Rowling
1 de 6

J.K Rowling

Samir Hussein/Getty Images
2 de 6

J.K Rowling

reprodução / Anima
3 de 6

Dave J Hogan/Getty Images
4 de 6

J.K Rowling

Bruce Glikas/Bruce Glikas/FilmMagic
5 de 6

A autora desse universo mágico, J.K Rowling é constantemente acusada de transfobia por compartilhar opiniões polêmicas

Rob Stothard/Getty Images
6 de 6

J.K Rowling

Angela Weiss/ AFP

“India faz cosplay de uma fantasia masculina misógina sobre o que é uma mulher”, diz uma das publicações. Não satisfeita, Rowling ainda zombou da emissora que a jornalista trabalha.

“A máscara caiu. Historicamente, as pessoas deram-lhe o benefício da dúvida, ouvindo que tudo o que ela faz é defender os direitos das mulheres. Ela não pode mais discutir isso agora que realmente assumiu e me disse amplamente que India Willoughby é um homem”, disse India.

Rowling rebate

Após a denúncia de India, Rowling disse ter sido avisada por seus advogados de que a “obsessão de Willoughby contra mim nos últimos anos pode atingir o limite legal para assédio.”

“Ignorei esse conselho porque não me incomodaria em dar a India a publicidade que ele tão claramente deseja”, escreveu J.K., novamente se recusando a usar o pronome feminino para se referir a India.

“Consciente como estou de que é um crime mentir às autoridades, terei simplesmente de explicar à polícia que, na minha opinião, India é um exemplo clássico do narcisista masculino que vive num estado de raiva perpétua que ele não pode obrigar as mulheres a aceitá-lo segundo seu próprio valor”, escreveu em outra postagem.

“Nenhuma lei obriga ninguém a fingir acreditar que a Índia é uma mulher”, finaliza.

Falas transfóbicas de J.K. Rowling

Esta não é a primeira vez que Rowling se envolve em polêmicas por falas transfóbicas. Desde 2020, a autora de Harry Potter defendeu que as mulheres são apagados por pessoas trans.

Com o discurso preconceituoso, ela ficou conhecida como “Aquela Que Não Deve Ser Nomeada” entre algumas comunidades de fãs de Harry Potter, seu principal sucesso. O apelido é uma referência ao vilão da saga, Voldemort.

Por conta das constantes polêmicas, o Museu de Cultura Pop dos Estados Unidos removeu o nome de J.K. Rowling e também as imagens da escritora de galerias do espaço. De acordo a Entertainment Weekly, uma publicação feita pelo blog do espaço diz que essa “não é uma solução perfeita”, mas foi o possível “no curto prazo”.

O texto ressalta ainda que eles sabem que J.K. Rowling é o problema, não a obra dela: “É por isso que você verá os artefatos sem qualquer menção ou imagem do autor”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?