INSS: Martinho da Vila volta a receber aposentadoria após processo
Mesmo dando uma prova de vida, Martinho da Vila teve o benefício suspenso e, após entrar na Justiça, terá novamente o pagamento
atualizado
Compartilhar notícia
Após as notícias de que Martinho da Vila havia processado o INSS por conta da suspensão da aposentadoria, o órgão reativou o benefício do cantor. Em nota, o Instituto contou que restabeleceu o pagamento ao artista.
De acordo com Anselmo Gois, o valor retroativo devido a Martinho girava em torno de R$ 80 mil. Os valores de dezembro/2023 e janeiro/2024 também já foram pagos, com os demais sendo disponibilizados em até 15 dias.
O órgão ainda explicou que está fazendo as contas sobre os demais períodos e que o benefício estará disponível para saque em até 15 dias.
Veja a nota do INSS:
“O INSS ressalta que é importante que o senhor Martinho logo saque com urgência as parcelas já disponíveis para que o sistema não suspenda o pagamento por não recebimento por parte do segurado.
O senhor Martinho pode acompanhar a situação do crédito em “Extrato de Pagamento” pelo Meu INSS ou ligar para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS lamenta o ocorrido e reitera que trabalha constantemente para melhorar a prestação de serviço à população brasileira”.
Suspensão do pagamento de aposentadoria
Martinho da Vila entrou na Justiça contra o INSS, em setembro de 2023, após ter a sua aposentadoria suspensa pelo órgão. Ele recebe o benefício desde 2006, mas teve o direito suspenso por falta de prova de vida.
De acordo com Ancelmo Gois, colunista do O Globo, o pagamento deixou de ser efetivado em julho de 2023 e, desde então, ele tenta reaver o valor. De outubro de 2022 a junho de 2023, ele fez 13 provas de vida.
Como o INSS não retomou o pagamento de forma automática, e sem dar previsão sobre os devidos valores retroativos, que beiram os R$ 80 mil, Martinho da Vila entrou na Justiça. A 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro é a responsável pelo caso.