metropoles.com

INSS: Martinho da Vila volta a receber aposentadoria após processo

Mesmo dando uma prova de vida, Martinho da Vila teve o benefício suspenso e, após entrar na Justiça, terá novamente o pagamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Martinho da Vila - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Martinho da Vila - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Após as notícias de que Martinho da Vila havia processado o INSS por conta da suspensão da aposentadoria, o órgão reativou o benefício do cantor. Em nota, o Instituto contou que restabeleceu o pagamento ao artista.

De acordo com Anselmo Gois, o valor retroativo devido a Martinho girava em torno de R$ 80 mil. Os valores de dezembro/2023 e janeiro/2024 também já foram pagos, com os demais sendo disponibilizados em até 15 dias.

O órgão ainda explicou que está fazendo as contas sobre os demais períodos e que o benefício estará disponível para saque em até 15 dias.

Veja a nota do INSS:

“O INSS ressalta que é importante que o senhor Martinho logo saque com urgência as parcelas já disponíveis para que o sistema não suspenda o pagamento por não recebimento por parte do segurado.

O senhor Martinho pode acompanhar a situação do crédito em “Extrato de Pagamento” pelo Meu INSS ou ligar para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O INSS lamenta o ocorrido e reitera que trabalha constantemente para melhorar a prestação de serviço à população brasileira”.

Suspensão do pagamento de aposentadoria

Martinho da Vila entrou na Justiça contra o INSS, em setembro de 2023, após ter a sua aposentadoria suspensa pelo órgão. Ele recebe o benefício desde 2006, mas teve o direito suspenso por falta de prova de vida.

De acordo com Ancelmo Gois, colunista do O Globo, o pagamento deixou de ser efetivado em julho de 2023 e, desde então, ele tenta reaver o valor. De outubro de 2022 a  junho de 2023, ele fez 13 provas de vida.

Como o INSS não retomou o pagamento de forma automática, e sem dar previsão sobre os devidos valores retroativos, que beiram os R$ 80 mil, Martinho da Vila entrou na Justiça. A 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro é a responsável pelo caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?