Graciele Lacerda lamenta a pressão para seguir padrões estéticos
Influenciadora abordou como as expectativas irreais e a constante comparação podem afetar a saúde mental e física das mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
Graciele Lacerda abriu o jogo sobre a pressão exercida pela internet para atender a padrões estéticos, principalmente as comparações das imagens idealizadas na internet. Para a influencer e empresária, muitas pessoas podem se frustrar quando não superam essa expectativa e terminam com a saúde mental abalada.
Para a influencer, a ideia de perfeição pregada nas redes nem sempre reflete a realidade e podem criar uma ilusão. “Hoje existe muita comparação. Antes, a gente tinha no nosso convívio uma pessoa que inspirava de alguma forma, hoje, na internet, as pessoas mostram um mundo muito perfeitinho”, declarou.
“Você olha uma pessoa linda, com corpo maravilhoso e acha que aquilo tudo ali é perfeito. E fica essa comparação, de querer fazer igual”, alerta a influencer.
A pressão é especialmente prevalente entre as mulheres e Graciele observa que isso pode ser altamente prejudicial à saúde mental. “Essa coisa das mulheres se compararem com a outra traz frustração quando não supera a expectativa. Muitas não estão tão preparadas para aquilo, porque parece ser tudo muito fácil, mas não querem passar pelo processo”, relatou.
A influenciadora ressalta que, em algumas situações, a comparação pode se tornar impulso motivador. Quando as mulheres veem modelos de corpo que desejam alcançar, muitas vezes encontram a motivação necessária para adotar hábitos mais saudáveis. “Algumas mulheres chegam num nível de ‘eu preciso fazer algo por mim’ e buscam ajuda nesse sentido, de fazer algo por ela, de cuidar da saúde e seu corpo”, disse.
Graciele ainda aproveitou para abordar a complexa relação entre saúde e estética. Formada em educação física, ela enfatiza que cuidar da saúde é uma questão muito mais ampla do que simplesmente buscar a estética ideal.
“Não é só chegar e saber comer, tem toda uma coisa mental também, o emocional está muito ligado, é tudo um conjunto. Eu bato muito na tecla da saúde, o corpo é uma consequência. Toda mulher quer se olhar no espelho, se ver bonita e se sentir atraente, mas tem que pensar primeiramente em estar saudável”, encerrou.