metropoles.com

Faustão: relembre última internação e transplante rápido de coração

Faustão foi internado às pressas, nessa segunda-feira (26/2), 6 meses após receber um transplante de coração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Foto colorida de Fausto Silva, o Faustão, no hospital. Ele é um homem branco de cabelos pretos, veste uma camiseta azul e está com a boca levemente aberta - pós-transplante - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Fausto Silva, o Faustão, no hospital. Ele é um homem branco de cabelos pretos, veste uma camiseta azul e está com a boca levemente aberta - pós-transplante - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Fausto Silva foi internado às pressas, nessa segunda-feira (26/2), 6 meses após receber um transplante de coração. Desta vez, o apresentador teve um problema renal sério e poderá ser submetido a um novo transplante, só que de rim.

O ex-apresentador foi internado às pressas no dia 17 de agosto de 2023 após um quadro grave de insuficiência cardíaca e realizou o transplante de coração no dia 27 do mesmo mês.

Após a realização do transplante, uma série de publicações nas redes sociais questionaram a rapidez com que o apresentador, que estava na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu um órgão compatível tão rapidamente.

Para esclarecer as dúvidas, à época, João Guilherme, filho de Fausto, se manifestou no Instagram. O apresentador compartilhou em suas redes sociais uma publicação de um médico especializado no processo de doação de órgãos, que explica como funciona a organização da fila de espera.

5 imagens
João Silva, filho de Faustão
O apresentador revelou que pode ter que fazer um novo transplante
Faustão
Faustão
1 de 5

Faustão

Reprodução
2 de 5

João Silva, filho de Faustão

Instagram/Reprodução
3 de 5

O apresentador revelou que pode ter que fazer um novo transplante

Foto: Globo/Reprodução
4 de 5

Faustão

Reprodução/Instagram
5 de 5

Faustão

Reprodução/Redes Sociais

“‘Fila’ é um termo inadequado. ‘Lista’ é melhor. Por quê? Porque há uma série de critérios para se transplantar e a gravidade do paciente é o maior deles. Alguém que morrerá iminentemente sem o transplante será transplantada antes de uma pessoa mais antiga na lista. Além disso, o doador pode não ser compatível (grupo sanguíneo, painel de anticorpos) com uma pessoa e aí vai rodando a lista até achar um receptor. Claro que para pacientes em mesma situação clínica, o tempo de espera é, obviamente, um fator de decisão”, explicou o médico.

Após o transplante, Faustão recebeu alta hospitalar no dia 29 de setembro. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o apresentador foi liberado, porém, deveria seguir sob orientações médicas na fase de reabilitação após o procedimento.

Nova internação

Faustão faz diálises desde o fim de 2023 por estar com as funções renais comprometidas. O comunicador sofreu consequências nos rins por causa da insuficiência cardíaca e há possibilidade de precisar de novo transplante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?