Faustão: relembre última internação e transplante rápido de coração
Faustão foi internado às pressas, nessa segunda-feira (26/2), 6 meses após receber um transplante de coração
atualizado
Compartilhar notícia
Fausto Silva foi internado às pressas, nessa segunda-feira (26/2), 6 meses após receber um transplante de coração. Desta vez, o apresentador teve um problema renal sério e poderá ser submetido a um novo transplante, só que de rim.
O ex-apresentador foi internado às pressas no dia 17 de agosto de 2023 após um quadro grave de insuficiência cardíaca e realizou o transplante de coração no dia 27 do mesmo mês.
Após a realização do transplante, uma série de publicações nas redes sociais questionaram a rapidez com que o apresentador, que estava na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde (SUS), conseguiu um órgão compatível tão rapidamente.
Para esclarecer as dúvidas, à época, João Guilherme, filho de Fausto, se manifestou no Instagram. O apresentador compartilhou em suas redes sociais uma publicação de um médico especializado no processo de doação de órgãos, que explica como funciona a organização da fila de espera.
“‘Fila’ é um termo inadequado. ‘Lista’ é melhor. Por quê? Porque há uma série de critérios para se transplantar e a gravidade do paciente é o maior deles. Alguém que morrerá iminentemente sem o transplante será transplantada antes de uma pessoa mais antiga na lista. Além disso, o doador pode não ser compatível (grupo sanguíneo, painel de anticorpos) com uma pessoa e aí vai rodando a lista até achar um receptor. Claro que para pacientes em mesma situação clínica, o tempo de espera é, obviamente, um fator de decisão”, explicou o médico.
Após o transplante, Faustão recebeu alta hospitalar no dia 29 de setembro. De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o apresentador foi liberado, porém, deveria seguir sob orientações médicas na fase de reabilitação após o procedimento.
Nova internação
Faustão faz diálises desde o fim de 2023 por estar com as funções renais comprometidas. O comunicador sofreu consequências nos rins por causa da insuficiência cardíaca e há possibilidade de precisar de novo transplante.
Procurado pelo Metrópoles, o hospital Albert Einstein, onde o ex-global está internado, ainda não atualizou o estado de Fausto Silva.