Família de Priscila Belfort quer lançar tecnologia Alerta Pri: entenda
Série Volta Priscila, que narra o desaparecimento de Priscila Belfort, irmã do lutador Vitor Belfort, estreou nessa quarta-feira (25/9)
atualizado
Compartilhar notícia
A família Belfort luta há mais de 20 anos pela implementação do Alerta Pri em todo o Brasil, em memória de Priscila Belfort, desaparecida durante o horário de almoço do trabalho, em 2004, e nunca mais encontrada. A série Volta Priscila, que narra o desaparecimento da irmã do lutador Vitor Belfort, estreou nessa quarta-feira (25/9), no Disney+.
O Alerta Pri é uma tecnologia que envia um SMS com o máximo de informações possíveis sobre crianças ou adolescentes desaparecidos, distribuindo a mensagem para todos os celulares da região nas primeiras horas após o desaparecimento.
Em 2022, a ferramenta foi implementada no estado do Rio de Janeiro, mas funcionou por apenas três meses. Durante esse período, apenas um caso por dia era divulgado, e, segundo a família Belfort, 99% dos casos que receberam o disparo de alerta foram solucionados.
O Alerta Pri é inspirado no AMBER Alert, criado nos Estados Unidos em 1996, após o desaparecimento e homicídio de Amber Hagerman, de 9 anos, no Texas.
Atualmente, um projeto similar existe no Brasil, com 12 estados e o Distrito Federal participando, incluindo Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Um dos diferenciais da ferramenta é a divulgação de fotos em redes sociais como Instagram e Facebook, em um raio de 160 quilômetros do local do desaparecimento.