Ex-Casamento às Cegas chora após piada sobre sua deficiência
O humorista Marcelo Duque fez uma piada sobre a deficiência de Bianca Sessa, uma das participantes de Casamento às Cegas Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O humorista Marcelo Duque fez uma “piada” sobre a deficiência de uma das participantes da terceira temporada de Casamento às Cegas Brasil e foi detonado. No stand-up, ele falou sobre Bianca Sessa, que tem uma má-formação congênita na mão esquerda.
No vídeo da apresentação compartilhado no Instagram, ele contou que duas amigas apresentaram o programa para ele e disseram que as pessoas se casam ouvindo a voz do outro. “Chama Casamento às Cegas. Quando você casa, aonde você põe a aliança, em qual mão?”, questionou para uma pessoa na plateia, que respondeu que é a esquerda.
“Esquerda, na mão esquerda. Como chama o programa que eu acabei de falar? ‘Casamento às Cegas.’ A mulher que está participando não tem a mão esquerda. Ela vai ser uma eterna noiva”, encerrou Marcelo Duque.
Nos comentários do post, muitas pessoas reprovaram o discurso, inclusive Bianca. “Nossa Marcelo, como você é engraçado. A piada deixa de ser engraçada, quando ofende ou magoa alguém. Sim, não tenho a mão esquerda, mas pelo menos tenho caráter e respeito pelos outros, coisa que te falta pelo visto”, desabafou a participante, que se casou com Jarbas na temporada.
Ele também saiu em defesa da ruiva e pessoas que pessoas como Marcelo deveriam ser banidas das redes sociais. “Racistas, homofóbicos e capacitistas não podem ter voz na internet. Denunciem já”, pediu o participante.
Outras pessoas que passaram pela temporada do reality show também criticaram a performance do humorista, como Maria Carolina, Menandro e Karen. “Mano, que sem noção! Comentário completamente capacitista, porque nem piada isso é, é preconceito”, advertiu Karen, que é advogada.
Diversas outras pessoas também lamentaram e criticaram Duque. “Não tem um pingo de graça, péssimo gosto do comediante e da plateia”, definiu uma usuária. Houve ainda quem defendesse o artista e justificasse as falas como “humor” e “piada”.
Mais reações da participante de Casamento às Cegas
Bianca Sessa também compartilhou o vídeo de Marcelo Duque no Instagram e disse que nunca se sentiu “tão humilhada e envergonhada na vida”. Entre lágrimas, ela também comentou que não costuma se importar com comentários capacitistas, mas que elas tem aparecido em grande proporção e feito ela se sentir mal.
“Não sei o que é pior: a piada, as risadas da plateia ou os comentários”, lamentou. Ela aproveitou o momento ainda para mandar um recado para o humorista.
“Nesse lixo aí que você chama de perfil, dá para ver que você não sabe o que é capacitismo e que preconceito é crime. E que não, não são piada, não é engraçado. Seu público parece achar engraçado pelos comentários, mas as pessoas que têm um pingo de noção, concordam comigo”, comentou.
Ela voltou ao perfil falando ainda que o humorista fez uma live para tentar justificar a situação e chegou a questionar onde estava escrito que capacitismo é crime. “São só mais provas que a gente tem. Chama de show isso? Eu daria outro nome.”
Capacitismo é crime?
Toda discriminação que fala sobre pessoas com deficiência como se elas fossem menos capazes que outras é chamada de capacistimo. Assim como o preconceito é considerado crime, o capacitismo também é.
O artigo 88 da Lei de nº 13.146 de 2015 prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem “praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência”.