metropoles.com

Edson Celulari fala pela primeira vez sobre cura do câncer

Ator descobriu a doença depois de uma viagem à Patagônia. Ao Fantástico, disse que o momento mais difícil foi ver a reação dos filhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
edson celulari
1 de 1 edson celulari - Foto: Reprodução

Depois de vencer a luta contra um câncer que afetou o sistema de defesa do organismo, o ator Edson Celulari falou pela primeira vez sobre o processo entre o diagnóstico e a cura da doença. Em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, Celulari contou que descobriu o linfoma não-Hodgkin depois de uma viagem para a Patagônia. Emocionado, afirmou ter tirado forças ao ver a reação dos filhos quando contou sobre o câncer.

O ator foi diagnosticado com o linfoma no ano passado, depois de passar por uma punção no pescoço. “Eu tinha feito um filme e, quando terminei a gravação, fiz uma viagem com minha esposa para a Patagônia. Peguei um resfriado e notei um gânglio mais inchado na região do pescoço. O resultado mostrou o perfil cancerígeno. E esse é o buraco negro, porque você sabe que tem algo grave, mas não sabe o que é”, lembra.

Celulari disse que o momento mais difícil foi seguir firme diante dos filhos. “Contei e eles desmontaram. Falei que ficaria bem, mas não paravam de chorar. Foi um momento delicado, mas eu não podia fraquejar. Não era a minha hora. Eu já tinha sentido isso, mas quando vi a reação deles percebi que não podia ser a hora. Pensei que eles precisavam de mim”, disse.

O ator falou um pouco sobre o processo de tratamento, no qual foi submetido a sessões de quimioterapia. “Me olhava no espelho e via a pele com outra cor, a sobrancelha caindo, o cansaço. Me alimentava e passava mal. Perdi o olfato, mas não perdi o paladar. Perdi o cabelo, mas não perdi a cabeça. Nessa hora, o cabelo tem pouca importância.”

Agora, já recuperado e com o cabelo crescendo, Celulari se prepara para começar as gravações da próxima novela das 21h. “Como é bom trabalhar. Venho com mais vontade. Então, a cada dia que eu entrar naquele estúdio e sair cansado, estarei mais forte”. Ainda sobre estar curado, ele completou:

Refleti sobre valores, sobre se voltar para você mesmo. Saio dessa experiência melhor. Por algum motivo, aconteceu. E já que foi comigo, foi para aprender alguma coisa. Principalmente para me ver diferente

Edson Celulari, ator

A doença
O ator anunciou a doença em junho do ano passado. O linfoma não-Hodgkin é o mesmo que atingiu a ex-presidente Dilma Rousseff e o ator Reynaldo Gianecchini. Em apoio a Celulari, os homens da família dele rasparam a cabeça, assim como ele precisou fazer durante o tratamento. O filho, Enzo, os sobrinhos Ciro, Vitor e Tiago publicaram fotos no Instagram com o visual careca e iniciaram a campanha intitulada de #TodosPorCelulari.

Cinco meses depois, Celulari anunciou a cura do linfoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas acima de 60 anos. O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e até transplante de medula óssea.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?