Edson Celulari fala pela primeira vez sobre cura do câncer
Ator descobriu a doença depois de uma viagem à Patagônia. Ao Fantástico, disse que o momento mais difícil foi ver a reação dos filhos
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de vencer a luta contra um câncer que afetou o sistema de defesa do organismo, o ator Edson Celulari falou pela primeira vez sobre o processo entre o diagnóstico e a cura da doença. Em entrevista ao “Fantástico”, da TV Globo, Celulari contou que descobriu o linfoma não-Hodgkin depois de uma viagem para a Patagônia. Emocionado, afirmou ter tirado forças ao ver a reação dos filhos quando contou sobre o câncer.
O ator foi diagnosticado com o linfoma no ano passado, depois de passar por uma punção no pescoço. “Eu tinha feito um filme e, quando terminei a gravação, fiz uma viagem com minha esposa para a Patagônia. Peguei um resfriado e notei um gânglio mais inchado na região do pescoço. O resultado mostrou o perfil cancerígeno. E esse é o buraco negro, porque você sabe que tem algo grave, mas não sabe o que é”, lembra.
Celulari disse que o momento mais difícil foi seguir firme diante dos filhos. “Contei e eles desmontaram. Falei que ficaria bem, mas não paravam de chorar. Foi um momento delicado, mas eu não podia fraquejar. Não era a minha hora. Eu já tinha sentido isso, mas quando vi a reação deles percebi que não podia ser a hora. Pensei que eles precisavam de mim”, disse.O ator falou um pouco sobre o processo de tratamento, no qual foi submetido a sessões de quimioterapia. “Me olhava no espelho e via a pele com outra cor, a sobrancelha caindo, o cansaço. Me alimentava e passava mal. Perdi o olfato, mas não perdi o paladar. Perdi o cabelo, mas não perdi a cabeça. Nessa hora, o cabelo tem pouca importância.”
Agora, já recuperado e com o cabelo crescendo, Celulari se prepara para começar as gravações da próxima novela das 21h. “Como é bom trabalhar. Venho com mais vontade. Então, a cada dia que eu entrar naquele estúdio e sair cansado, estarei mais forte”. Ainda sobre estar curado, ele completou:
Refleti sobre valores, sobre se voltar para você mesmo. Saio dessa experiência melhor. Por algum motivo, aconteceu. E já que foi comigo, foi para aprender alguma coisa. Principalmente para me ver diferente
Edson Celulari, ator
A doença
O ator anunciou a doença em junho do ano passado. O linfoma não-Hodgkin é o mesmo que atingiu a ex-presidente Dilma Rousseff e o ator Reynaldo Gianecchini. Em apoio a Celulari, os homens da família dele rasparam a cabeça, assim como ele precisou fazer durante o tratamento. O filho, Enzo, os sobrinhos Ciro, Vitor e Tiago publicaram fotos no Instagram com o visual careca e iniciaram a campanha intitulada de #TodosPorCelulari.
Cinco meses depois, Celulari anunciou a cura do linfoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de casos praticamente duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas acima de 60 anos. O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia e até transplante de medula óssea.