metropoles.com

“Destruí meu corpo várias vezes”, desabafa Carolinie Figueiredo

A atriz de 27 anos é mãe de duas crianças e revela que é a perfeição lhe é cobrada desde os 5 anos de idade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
14583470_1281449001915465_4296266025390833664_n1
1 de 1 14583470_1281449001915465_4296266025390833664_n1 - Foto: Reprodução/Instagram

A atriz Carolinie Figueiredo, de 27 anos, escreveu um desabafo sobre a cobrança da sociedade pelo corpo perfeito. Ela divulgou o texto no Instagram, na última quarta-feira (22/3).

Ela questionou temas como “a ditadura da beleza” e revelou que, desde a infância, quando começou os trabalhos como atriz, luta com a balança.

“Eu destruí meu corpo várias vezes por não me amar e não me aceitar. Fiz as maiores rebeldias e revoluções com meu próprio corpo, hoje sei como proteção da objetificação, e porque de alguma maneira jogava pro meu corpo minha próprias frustrações e rejeições num ciclo vicioso”, resumiu.

Eu li que a maior forma de reprimir uma mulher é impondo a ditadura da magreza aos nossos corpos. Eu desde muito cedo escuto: você é linda, seu rosto é lindo, só precisa dar uma secadinha/fechadinha. Como sou atriz desde 5 anos eu comecei ouvir essas frases antes mesmo de estar gorda. Permaneci minha vida inteira lutando com a balança. As vezes nem por opção, mas revendo meu caminho até aqui: oscilo profundamente entre “uau estou numa fase boa, focada, disciplinada, regradinha, fechei a boca, estou com um carinha ou com a perspectiva do carinha, o que me faz ainda mais motivada” e fases de largar tudo pro alto e afrouxar, desistir, comer compulsivamente pra suprir sei lá o que. O que acontece é que quando somos metralhadas desde cedo com imagens de perfeição, a gente odeia o próprio corpo, porque junto com ele vem a mensagem de sermos erradas, imperfeitas e não amarmos o próprio corpo. O padrão esmaga. Eu destruí meu corpo várias vezes por não me amar e não me aceitar. Fiz as maiores rebeldias e revoluções com meu próprio corpo, hoje sei como proteção da objetificação, e porque de alguma maneira jogava pro meu corpo minha próprias frustrações e rejeições num ciclo vicioso. Adoraria terminar o texto dizendo: agora me amo como sou, assumi minhas marcas porque elas construíram quem eu sou, se possível postando minha foto lacradora de biquíni. Mas acontece que nessa minha jornada de amor próprio e aceitação eu estou engatinhando e ainda oscilo entre “vou fazer a louca esculpir meu corpo e arrasar” e “foda-se, vou ser quem sou e me aceitar de vez”. Eu ainda estou no meio do caminho, do meu próprio caminho. #cantodamulherquecanta

Uma publicação compartilhada por Carolinie Figueiredo (@_carolinie) em

“O que acontece é que quando somos metralhadas desde cedo com imagens de perfeição, a gente odeia o próprio corpo, porque junto com ele vem a mensagem de sermos erradas, imperfeitas e não amarmos o próprio corpo. O padrão esmaga”, completou.

Carolinie é mãe de dois filhos, Bruna Luz e Théo. Nos comentários da publicação, a atriz recebeu o apoio dos seguidores. “Me identifiquei tanto com essas palavras!”, escreveu uma fã. “Ahhh vc é maravilhosa e me descreve tanto!!”, registrou outra seguidora.

Outros desabafos
Após o sucesso com a personagem Domingas, na temporada de 2008 de Malhação, a loira abriu o coração em dezembro de 2016, dois anos após separar do  ator e diretor Guga Coelho. Além disso, ela falou sobre depressão pós-parto e fim de contrato com a TV.

4 imagens
1 de 4

Reprodução/Instagram
2 de 4

3 de 4

Reprodução/Instagram
4 de 4

Reprodução/Instagram

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?