De Glória Maria a Rita Lee: relembre os famosos que morreram em 2023
Ao longo do ano de 2023, diversas personalidades nos deixaram. Glória Maria, Lolita Rodrigues e Matthew Perry são alguns exemplos
atualizado
Compartilhar notícia
Entre ano, sai ano, nos despedimos de grandes personalidades nacionais e internacionais da cultura. Em 2023, não foi diferente. Famosos como a jornalista Glória Maria, os cantores Rita Lee e MC Marcinho, Matthew Perry, astro de Friends, entres outros, nos deixaram e causaram enorme comoção na mídia.
O nome mais lembrado do ano, que contou com a maior quantidade de pesquisas na internet, foi Glória Maria, que faleceu em fevereiro. A contratada da Globo havia passado os últimos quatro anos lutando contra um câncer de pulmão, mas veio a óbito no segundo dia de fevereiro.
Antes da jornalista, Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, nos deixou no dia 8 de janeiro, aos 68 anos. Ele estava tratando um câncer no pulmão, mas também não resistiu. Além do futebol, ele fez carreira na política, sendo vereador e deputado estadual no Rio de Janeiro.
Considerado como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Jeff Beck morreu no dia 10 de fevereiro, aos 78 anos de idade, após contrair uma meningite bacteriana. Ele ganhou oito Grammys e ficou em 5º lugar na lista dos 100 Melhores Guitarristas da revista Rolling Stone.
Quatro dias depois, Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, veio a óbito aos 54 anos devido a uma parada cardíaca causada por sequela de uma obstrução intestinal, causada pelo tecido cicatricial formado por uma cirurgia bariátrica realizada anos atrás.
David Crosby morreu no dia 19 de janeiro, aos 81 anos. Ele fez parte dos grupos Byrds e Crosby e também Stills, Nash & Young. Segundo sua esposa, Jan Dance, ele passou por um longo período doente, mas a causa oficial da morte não foi revelada.
A atriz Raquel Welch faleceu aos 82 anos, em 15 de fevereiro. Os familiares confirmaram o falecimento da artista ao TMZ, e disseram que ela sofreu um mal-estar. Welch ficou famosa por seus papéis em Viagem Fantástica e Mil Séculos Antes de Cristo, ambas produções transmitidas em 1966.
Paulo Caruso nos deixou no início de março, aos 73 anos, por conta de um câncer intestinal. Caricaturista, ilustrador, chargista e músico, Paulo José Hespanha Caruso, o Paulo Caruso, trabalhava no programa semanal de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, fazendo charges ao vivo dos entrevistados e jornalistas, e também publicava charges na revista Época. Na pandemia, ele fez as charges trabalhando de casa.
O baixista José Henrique Campos Pereira, conhecido como Canisso, morreu em 13 de março, aos 57 anos. O músico fez parte da formação original do grupo brasiliense de rock Raimundos. Ele teve um infarto na cozinha de sua casa. Ele foi levado ao hospital, mas morreu pouco tempo depois.
Conhecido pelos trabalhos em John Wick e The Wire, Lance Reddick também faleceu em março, devido a uma doença cardíaca. Segundo informações de fontes policiais para o TMZ, o ator foi encontrado sem vida em casa pela manhã.
O compositor Ryuichi Sakamoto, de 71 anos, morreu nos últimos de março, mas o anúncio oficial foi feito em suas redes sociais apenas durante os primeiros dias de abril. Dentre os icônicos trabalhos ao longo da carreira, Sakamoto se destaca pela música do filme O Último Imperador, composição que o levou a ganhar o Oscar de Melhor trilha sonora em 1988.
O ator e cantor Harry Belafonte nos deixou aos 96 anos, devido a uma insuficiência cardíaca. Ele ficou muito famoso na década de 1950, quando ficou conhecido como Rei do Calypso. O artista, de origem jamaicana, popularizou o ritmo caribenho nos Estados Unidos.
Palmirinha Onofre tinha 91 anos quando morreu, no dia 7 de maio. A apresentadora de TV e cozinheira estava internada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e não resistiu a uma doença renal crônica. Ela era considerada a “vovó mais querida do Brasil”.
Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee vinha lutando contra um câncer de pulmão quando veio à óbito, no dia 8 de abril. Antes de sua morte, ela ficou internada em um hospital de São Paulo, mas morreu em sua residência, localizada na capital paulista. O velório foi reservado aos familiares e seu corpo foi cremado.
Após uma longa batalha contra um câncer, Andy Rourke, baixista do The Smiths, morreu em maio, aos 59 anos. A notícia foi publicada nas redes sociais por seu companheiro de banda, Johnny Marr, que o descreveu como um “músico extremamente talentoso”.
Ray Stevenson faleceu, aos 58 anos, mas a causa da morte não foi divulgada. O ator ficou conhecido por ter feito parte do Universo Cinematográfico da Marvel e esteve em dois filmes dos Star Wars. Ele estava no elenco da série Ahsoka, da Disney+.
Uma das maiores cantoras de todos os tempos, Tina Turner faleceu após um longo período doente “em sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça”, segundo um comunicado divulgado por seu agente. Ela era conhecida como a Rainha do Rock’N’Roll e tinha 83 anos.
O tecladista e fundador do grupo RPM, Luiz Schiavon, morreu, em São Paulo, aos 64 anos, no dia 15 de junho. O artista vinha lutando contra uma doença autoimune há quatro anos. A informação da morte foi confirmada pela família nas redes sociais.
O diretor, ator, encenador e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, morreu no início de julho, aos 86 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, após um incêndio atingir o apartamento em que ele morava.
A cantora e atriz Jane Birkin, de 76 anos, morreu em 16 de julho, em Paris, na França. Segundo informações do jornal Le Parisien, ela estava em casa no momento do falecimento, revelado como causas naturais. Um tempo antes de ir à óbito, a famosa cancelou um show por conta de sua saúde.
Conhecido por sua contribuição inovadora e multifacetada para a música popular brasileira, João Donato faleceu no dia 17 de julho, no Rio de Janeiro, aos 88 anos, em decorrência de uma série de problemas de saúde. Na semana anterior, ele havia sido internado, num hospital no Rio de Janeiro, devido a uma infecção nos pulmões. A informação foi confirmada pela família dele nas redes sociais.
O cantor Tony Bennett, ícone do pop e do jazz norte-americano, morreu aos 96 anos, em sua cidade natal, Nova York. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do cantor à agência de notícias Associated Press. Em 2021, o cantor, então com 94 anos, revelou que estava lutando desde 2016 contra o Alzheimer.
Um dos nomes mais conhecidos da música mundial, a cantora irlandesa Sinéad O’Connor morreu aos 56 anos de idade. A notícia foi confirmada pela imprensa do Reino Unido. A causa da morte não foi divulgada.
Na manhã do dia 7 de agosto, aos 83 anos, Aracy Balabanian nos deixou. A atriz veterana, que foi diagnosticada com câncer no pulmão no fim do ano passado, estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
A atriz brasileira Léa Garcia morreu em agosto, aos 90 anos de idade. A notícia foi confirmada pela família nas redes sociais da artista. Ela estava em Gramado, para o festival de cinema, e seria homenageada pelo evento. A artista teve um infarto e não resistiu.
Morreu, no dia 26 de agosto, aos 45 anos, o cantor MC Marcinho, também conhecido como o “Príncipe do Funk”. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, na zona sul do Rio de Janeiro, desde o dia 27 de junho, para tratar um quadro de insuficiência cardíaca e renal. O falecimento foi confirmado pelo hospital onde o cantor estava internado.
O ator Matthew Perry, estrela de Friends, morreu em outubro, aos 54 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O ator foi encontrado morto em uma casa na área de Los Angeles, após supostamente ter sofrido um afogamento. Testemunhas da publicação dizem que os socorristas foram acionados para atender um paciente em parada cardíaca e que Matthew estava na banheira de hidromassagem da residência.
Morreu, aos 29 anos, a dançarina Luana Andrade, que ficou famosa ao participar da sexta edição do programa de casais Power Couple Brasil, ao lado do namorado João Hadad. Ela teve uma embolia pulmonar, causada por conta de uma trombose.
Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, mais conhecida como Lolita Rodrigues, morreu, no início de novembro, aos 94 anos de idade. A atriz, cantora e apresentadora estava internada em um hospital particular de João Pessoa, na Paraíba. A icônica atriz não resistiu a uma pneumonia. O óbito foi registrado às 4h30.