Conheça alguns dos booktubers mais populares do país
Diversos desses influenciadores estarão presentes na Bienal do Livro e da Leitura, que acontece de 18 a 26 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
A 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que será realizada de 18 a 26 de agosto de 2018 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contará com a presença de alguns dos principais booktubers do país.
Para te preparar para o evento, cheio de encontros, oficinas e sessões de autógrafos (confira a programação completa no fim da matéria), o Metrópoles montou uma lista com os principais blogueiros, youtubers e influenciadores digitais do país que têm em comum a paixão pela literatura. Confira!
João Doederlein (Akapoeta)
Brasiliense, João publica em seu Instagram – com mais de 840 mil seguidores – poemas autorais ressignificando palavras como girassol, Deus, sonho, tatuagem, cafuné, entre outras. Uma coletânea de seus trabalhos está reunida em O Livro dos Significados, que vendeu 60 mil cópias no Brasil e lhe rendeu o prêmio de Destaque do Ano da Livraria Saraiva em 2017. Além disso, mantém a página Contos Mal Contados no Facebook, seguida por 700 mil pessoas. Ele também acaba de lançar seu segundo livro, Coração-granada, pela Companhia das Letras.
Danilo Leonardi
Fã de Neil Gaiman, nerd assumido, o youtuber é idealizador do canal Cabine Literária, com 160 mil inscritos. É autor também de dois livros: Por que Indiana, João? e Coisas Inatingíveis.
Isabella Lubrano
Dona do canal Ler Antes de Morrer, com mais de 120 mil inscritos, a youtuber faz resenhas de livros, discute autores e suas obras e dá dicas para quem quer mergulhar no mundo da leitura.
Pam Gonçalves
Dona do Canal TvGarotaIT, com 200 mil inscritos, Pam Gonçalves produz conteúdo sobre cultura pop. Já conduziu o blog de mesmo nome e lançou dois livros: Boa Noite, em 2016, e Uma História de Verão, em 2017, ambos pela editora Galera Record.
Bel Rodrigues
Recomendações de livros, comparação entre a obra literária e adaptações cinematográficas, e dicas sobre séries, filmes e criminologia. Tudo isso você pode encontrar no canal de Bel Rodrigues, que tem cerca de 359 mil inscritos. Fã de Harry Potter, ela também é autora do livro O Amor nos Tempos de #likes, lançado em 2018, feito para dialogar com as jovens mulheres e abordar os julgamentos sofridos por elas diariamente.
Programação de oficinas e encontros
18/8, sábado
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Akapoeta: Exercício da poesia nas redes sociais
19/8, domingo
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Danilo Leonardi (Cabine Literária): Leitura em tempos digitais
20/8, segunda-feira
Das 17h às 19h: Juliana Cirqueira (Nuvem Literária): Vlogger literário, primeiros passos
21/8, terça-feira
Das 17h às 19h: Isabella Lubrano (Ler antes de morrer): Literatura clássica na Internet
22/8, quarta-feira
Das 17h às 19h: Pam Gonçalves: Literatura em série
23/8, quinta-feira
Das 17h às 19h: Bel Rodrigues: Literatura que incomoda
24/8, sexta-feira
Das 17h às 19h: Mateus Santana: Poesia em múltiplas plataformas
25/8, sábado
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Maurício Gomyde: Trajetória de um escritor
26/8, domingo
Das 14h às 17h: Oficina de produção audiovisual com celular, com Dona Filmes
Das 18h às 20h: Eduardo Cilto (Perdido nos Livros): Literatura youtuber
4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura
De 18 a 26 de agosto de 2018. Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, das 9h às 22h. Entrada franca (mediante cadastramento que pode ser feito pelo site, pelo aplicativo do evento ou na entrada da Bienal). Mais informações: (61) 3542-0340 e pelo site