Conheça a história de sucesso da escritora e empresária Vanessa Brunt
Autora traz inovações na literatura e no marketing, com prêmios acumulados em países como Suíça, EUA, Portugal e Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Talvez você já tenha visto na web frases como “Liberdade é saber ao que se prende”; “Transbordo em tudo. Fico onde couber”; “Crescer é também não seguir, enfrente” ou “De-morar: só de(more) onde puder sempre estar”. Esses são apenas alguns dos trechos de livros de Vanessa Brunt, que são estudados em universidades de todo o país e acumulam prêmios e honrarias internacionais graças ao seu formato de escrita — em contos, poesias e mais gêneros — , chamado por alguns leitores de estilo bruntiano.
Métodos próprios de vendas e persuasão no marketing:
Mas não é apenas na literatura que a comunicadora tem feito revoluções. Fundadora da própria agência de marketing e assessoria, Brunt tem elevado o sucesso de diversas marcas por conta das suas estratégias próprias de Growth e Persuasão.
Com mais de 200 cases de sucesso, a agência de Vanessa tem no currículo empresas como Avatim, O Boticário, A Clínica da Mulher, Iberostar, Sanar, Pizza Supreme e o aplicativo internacional Giross, além de influencers como Dudda Maryah e Ivan Mesquita.
“Você já percebeu que quando vai ao McDonald’s eles dizem: ‘Tenha uma boa refeição’ ao invés de ‘Tenha um bom lanche’?”, é a pergunta que a especialista faz antes de explicar sobre o poder de causar as sensações certas com as palavras ideais. “A sensação que a marca (McDonald’s) deseja causar é de que você vai sair dali com a barriga cheia e de que não vai precisar de mais nada além do seu pedido no local. Ou seja: eles querem que você sinta que está ali fazendo uma refeição completa. Por isso, utilizam a palavra certa para causar tal impressão. Cada palavrinha precisa ser intencional”, exclama a também palestrante.
“Há um costume de apresentar produtos focando apenas nas soluções que eles causam ou nos benefícios gerais. Mas ao invés de falar que está vendendo um apartamento amplo, com dois quartos, você precisa falar de momentos e sensações para que a pessoa sinta a amplitude. Não é apenas sobre soluções, mas sobre realização de sonhos. Diga que aquele apartamento é perfeito para sentir a brisa da tarde enquanto relaxa, e que tem espaço de sobra para as crianças brincarem pela sala ou varanda enquanto você trabalha em paz no escritório, por exemplo”, explica Brunt.
História de superação e empreendedorismo:
O que poucos sabem é que Brunt, de apenas 28 anos, traz uma história árdua de superação por trás de todo o glamour atual. Sua família passou por grandes problemas financeiros, enquanto a jovem escrevia em cadernos soltos durante a adolescência. Aos 16, sem aportes, passou a vencer em concursos literários e lançar seus livros. Foi aí que tudo mudou. “Vivi abusos em diversas esferas. A escrita e a comunicação sempre foram meus nortes para ficar de pé”, declara a autora, que deixa a dica: “Foque em editais e pequenos concursos gratuitos para começar a carreira”.
Seu novo livro, intitulado de Deixar para lá também é bater de frente, traz algumas das vivências abusivas em forma de contos. “São personagens traumatizados, lidando com encontros e embates. Alguns deles representam esses re(cortes) do meu passado”, conta.
Sozinha, a autora ergueu a sua empresa, que hoje é referência para Crescimento de Marcas na Bahia, e se estende para todo o país. “Comecei com um notebook velho, pegando trabalhos como freelancer. Fui acumulando cases de sucesso, gerando retornos financeiros rápidos para os clientes, e contratei uma estagiária para ajudar”, deslinda a empresária, que exclama: “Se você não profissionalizar o seu negócio, não abrir seu CNPJ o mais rápido possível e não regulamentar como empresa, não vai crescer exponencialmente”.
Para quem deseja começar sem suporte ou investimentos, o alerta da especialista é claro: “Networking é a maior fonte de renda que você pode ter. Siga fazendo boas conexões e aprenda a ir criando uma ótima equipe. Comece com um parceiro, um estagiário… O que der para ser. Mas comece já. Saia de casa e se arrume no caminho, porque ninguém nunca estará pronto. Fica mais pronto quem sai logo de um ponto para outro”, pontua.
Escolhas do passado e próximos passos:
Após o Salão do Livro de Genebra e mais um prêmio em Boston, agora Brunt se prepara para receber nova estatueta em Portugal, no evento de 500 Anos de Camões. “Selecionamos criteriosamente para essa honraria apenas brasileiros e portugueses que já alcançaram um legado literário a ser seguido nas próximas gerações”, explica a Comissão Julgadora.
As obras de Vanessa vão desde distopias até realidades endurecidas, e abordam inspirações sobre vida profissional, amor-próprio, relações sociais e relacionamentos abusivos. “Quero deixar o lembrete de que não é o sofrimento que traz crescimento; é o conhecimento”, reforça ela.
Universidades como a Presbiteriana Mackenzie, Unijorge, UniRios e Uneb são apenas algumas das que passaram a ter os livros Depois Daquilo, Ir Também é Ficar e Não Precisa Ser Assim indicados pelo corpo docente e apresentados em trabalhos recorrentes dos discentes.
“Me formei em Jornalismo, que diziam não dar dinheiro. Tornei-me escritora, que diziam dar menos retorno ainda. Mas uni tudo isso e hoje vejo que nada pode ser determinante para quem foca no próprio nome. A minha escrita me levou a abrir uma empresa que trabalha com diversas áreas da Comunicação e me fez abrir muitas outras portas”, conclui Brunt, deixando claro que seguirá criando estratégias no marketing e na literatura.