metropoles.com

Com arma e polêmicas, Jojo Todynho adota versão “conservadora” na web

Jojo Todynho vem se envolvendo em uma série de polêmicas e transformando sua imagem em conservadora. Qual é o motivo?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Jojo Todynho com fuzil na mão - Metrópoles
1 de 1 Jojo Todynho com fuzil na mão - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

Se tem algo que Jojo Todynho não pode dizer é que seu nome não está em alta. Nos últimos meses, a voz de Que Tiro Foi Esse?, que já foi associado a pautas progressistas, se voltou para temas e declarações mais próximas do campo conservadora. A mudança nas atitudes e ideias defendidas pela campeão de A Fazenda tem gerado supresa entre os fãs.

Antes conhecida como ícone da comunidade LGBTQIAP+ e defensora ferrenha dos direitos de minorias, Jojo ganhou sucesso nacional com a música Que Tiro Foi Esse, faixa que se apropria de conhecida gíria da comunidade LGBT. A atriz, inclusive, apresentou-se em paradas gay com roupas da bandeira da comunidade.

Jojo Todynho com roupa e bandeira nas cores da comunidade LGBT - Metrópoles

Porém, ao menos estéticamente, essa versão de Jojo ficou para trás. Nos últimos tempos, a cantora, influencer e estudante de direito tem se envolvido com polêmicas que envolvem críticas aos direitos humanos, apoio a candidatos de direita, incentivo à política armamentistas, declarações anti-vacina e até acusações de homofobia.

Após essa mudança estética e ideológica, fãs e admiradores têm se perguntado o que levou Jojo Todynho a “mudar de lado”? Ou, ao menos, a se posicionar mais claramente a favor de pautas “conservadoras”?

Sociólogo, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pesquisador de comunicação e consumo, Gabriel Rossi ressalta um caráter utilitarista nessa nova Jojo Todynho. Para ele, a mudança da cantora tem um fim específico. “[Ela busca agora] posicionar sua imagem e se colar a um grupo ideológico”, avalia.

3 imagens
Jojo Todynho
1 de 3

Jojo Todynho

Reprodução/Instagram
2 de 3

Reprodução
3 de 3

Jojo Todynho

Reprodução/Instagram

Jojo Todynho e a política

O “rebranding” de Jojo alimentou nas redes sociais um tema que, volta e meia, surge em relação à cantora: uma possível proximidade dela com as ideias defendidas por Jair Bolsonaro (PL).

O mais recente rumor que circulou na web foi uma suposta ligação que a cantora teria recebido do ex-presidente. Jojo alegou que seu “pai de coração” vai se candidatar a vereador pelo Partido Liberal, o mesmo do político, mas garantiu não ter recebido nenhuma ligação de Bolsonaro.

“Eu não falei em telefone nenhum com Bolsonaro, eu não estou me candidatando a nada. Não estou tendo tempo nem para mim, que dirá para me candidatar. O povo não tem mais o que inventar, não tem mais o que inventar de mim”, disparou Jojo.

De acordo com Rossi, Jojo usa táticas para mudar sua posição perante o público. “Pelo ponto de vista técnico, ela está utilizando a lógica midiática contemporânea: tribalização de grupos distintos, em uma dinâmica de confrontos diretos, atos beligerantes e fragmentação polarizada das discussões. Esses movimentos causam atenção midiática e circulam em aplicativos que mixam mensagens”, explica.

Polêmicas de Jojo

A análise de Rossi parece se encaixar, por exemplo, com a discussão pública entre o advogado Rodrigo Mondego, da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ), e a artista. Tudo começou quando Jojo assistiu uma palestra do jurista na faculdade onde estuda e utilizou as redes sociais para proferir críticas ao conteúdo e à apresentação.

Modengo rebateu a cantora por meio de seu Twitter. “Fiquei sabendo que uma famosa que é bolsonarista [sic] estava na plateia e já postou três Stories falando mal e que ficou até com dor de cabeça por nos assistir”, começou.

O procurador ainda disparou: “Ter alguém se incomodando a esse ponto por aprender sobre o que são os direitos humanos em um curso de direito, mostra a vala que é esse câncer chamado bolsonarismo.”

No sábado (6/4), Jojo voltou aos seus Stories para comentar sobre a publicação de Mondego. A cantora explicou o motivo de não ter gostado da palestra e ironizou o palestrante, afirmando que o advogado não é profissional.

Há algumas semans, a cantora também se envolveu em uma briga na faculdade. Em discussão com uma colega, Jojo Todynho desferiu uma tapa na outra aluna. O caso foi filmado e a universidade garantiu que investigaria a situação.

Reveja o vídeo:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?