Claudia Rodrigues apresenta melhora após transplante de células-tronco
Atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla há dezesseis anos e está afastada da televisão em tratamento desde 2012
atualizado
Compartilhar notícia
Diagnosticada com esclerose múltipla em 2000, a atriz Claudia Rodrigues apresentou melhora no quadro de saúde após realizar um procedimento de transplante de células-tronco. Em entrevista ao “Domingo Espetacular”, da Record, a atriz mostrou os resultados dos exames que atestam sua evolução no tratamento da doença. Agora, ela já consegue caminhar até 200 metros sem o auxílio de muleta.
O tratamento com células-tronco feito por Claudia Rodrigues auxiliou na diminuição de seu Índice de Incapacidade, que caiu de pontuação 6 para 5. O índice, que vai de 0 a 10 (sendo 0 o melhor e 10, o pior), mede a gravidade das sequelas da esclerose.
Famosa por personagens como Marinete, de “A Diarista”, e Sirene, em “Sai de Baixo”, Claudia está afastada da televisão desde 2012. Seu último trabalho foi no humorístico “Zorra Total“.
A esclerose múltipla é uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso, causando sintomas muito diversos, decorridos dos problemas de comunicação entre o cérebro e o corpo. Fortes dores, fadiga e comprometimento da coordenação motora são os sintomas mais comuns. Apesar de não ter cura, tratamentos auxiliam na recuperação das funções debilitadas pela doença.
Este ano, a atriz sofreu um assalto e no ocorrido teve uma fratura na perna direita. Após sessões de fisioterapia, ela está conseguindo se recuperar aos poucos.