Claudia Raia se desculpa após usar termo capacitista no Mais Você
A atriz Claudia Raia usou o termo “retardados” durante uma participação no Mais Você e recebeu diversas críticas na internet
atualizado
Compartilhar notícia
Claudia Raia usou uma rede social para se desculpar após usar um termo capacitista durante uma participação no Mais Você dessa terça-feira (4/6). Na entrevista ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, ela falou sobre o desenvolvimento do filho, Luca, de cinco meses.
“Ele aprendeu a brincar de esconder. […] A gente parece um ‘bando de retardado'”, disse a artista. A fala logo repercutiu no Twitter e gerou diversas críticas. “Isso me machuca tanto quando as pessoas usam sem saber que está errado. Já cheguei a discutir por causa disso. É uma palavra tão pesada, tão ofensiva”, afirmou uma pessoa.
No fim da tarde de terça, Claudia Raia pediu desculpas pela escolha de palavras. “Oi, gente, tudo bem? Estou aqui para pedir desculpas por uma palavra indevida que eu usei hoje no Mais Você”, começou.
“A gente está aprendendo todo dia, né? A falar, a usar as palavras devidamente, então está aqui meu pedido de desculpas. Porque a gente aprende todo dia e é bom estar sempre alerta e com vocês mostrando para a gente o que é certo e o que é errado.”
Por que a fala de Claudia Raia é capacitista?
Toda discriminação que fala sobre pessoas com deficiência como se elas fossem menos capazes que outras é chamada de capacistimo.
Assim como o preconceito é considerado crime, o capacitismo também é. O artigo 88 da Lei de nº 13.146 de 2015 prevê pena de um a três anos de reclusão e multa para quem “praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência”.